Muda a forma de coletar lixo nos condomínios de Bangu e Realengo

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb),  apresentou, nesta quinta-feira (11/4), os novos veículos que serão utilizados na frota de coleta domiciliar e limpeza urbana nos condomínios dos bairros de Realengo e Bangu. O projeto dá início à nova forma de coleta dentro de condomínios para famílias de baixa renda da Zona Oeste, como os do Minha Casa, Minha Vida. Preferencialmente, estas unidades passam a contar com 2.200 contêineres plásticos de 1.200 litros na cor laranja, cedidos pela Comlurb em comodato, e a coleta será feita na área interna.

Atualmente, os moradores colocam o lixo domiciliar para coleta na área externa, o que pode levar ao acúmulo ou resíduos espalhados pela rua. Com a nova forma de coleta, a Comlurb pretende garantir um melhor e mais eficaz ordenamento do resíduo domiciliar nesses condomínios, eliminando o excesso nas ruas, o controle de vetores e a melhoria da saúde pública. A estimativa da Comlurb é a de que mais de 100 mil pessoas serão beneficiadas em mais de 100 condomínios do Minha Casa, Minha Vida.

Já a nova frota soma 50 veículos, sendo 23 caminhões compactadores, 21 caminhões basculantes para remoção de lixo público e especial, inclusive em áreas de difícil acesso, três novos poliguindastes duplos para içamento de caçambas estacionárias, utilizadas nos ecopontos da cidade, e três equipamentos tipo Roll-On Roll-Off para coleta de lixo concentrado.

Os caminhões compactadores são mais modernos que os anteriores, com motor Euro 6 de baixa emissão de gases poluentes e possuem dispositivos para basculamento automático dos contêineres, que estão sendo colocados nos condomínios. Todos os veículos contam com recursos de segurança conforme as normas técnicas ABNT vigentes.

Postado em _Slider, Meio Ambiente