Mobilização contra o Aedes aegypti em Guaratiba

Desde o início de fevereiro, empregados e prestadores de serviço da Embrapa Agroindústria de Alimentos estão mobilizados contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor de Dengue, Zika e Chikungunha. No dia da mobilização, 3 de fevereiro, foram vistoriadas as instalações e áreas externas do centro de pesquisa situado no bairro de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Empregados e funcionários da empresa prestadora de serviços de limpeza percorreram 17 áreas previamente definidas com a missão de identificar problemas e, caso possível, resolvê-los, fotografar as situações indesejáveis, relatar o que foi verificado e apresentar sugestões de soluções. Despertar a consciência de que é preciso levar para o dia-a-dia as práticas de prevenção também foi um dos objetivos do dia de mobilização.

A vistoria não encontrou larvas de mosquitos, apenas algumas situações que favoreceriam a sua proliferação. Com o relatório e as fotos, serão planejadas ações de curto, médio e longo prazo para erradicar as condições de reprodução do mosquito no interior do centro de pesquisas. Este é vizinho da Reserva Biológica de Guaratiba, unidade estadual de conservação caracterizado pelo ecossistema manguezal, habitat de mosquitos e outros animais silvestres.

Além da mobilização coletiva, a Unidade solicitou a visita de Agentes de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde/SUS para a realização de uma inspeção oficial. Os agentes de endemias Marcelo Ribeiro e Alberto Marques estiveram na Embrapa Agroindústria de Alimentos para realizar a vistoria. Na foto, são os dois primeiros à esquerda, com Camila Penteado (SGP), Edmar Penha, chefe de Administração, João Eugênio (NCO) e Flávio Quitério (NGQ), autor da foto: “Pela extensão da área, a situação é boa”, informaram, ressaltando a necessidade de controle de água acumulada em alguns bueiros onde coletaram larvas de mosquitos. As espécies só serão identificadas após análise específica, mas eles acreditam serem larvas do gênero Culex (pernilongo), que não é vetor de dengue, zika ou chikungunha.

 João Eugênio Diaz Rocha (MTb 19276 RJ)

Embrapa Agroindústria de Alimentos

Telefone: 21 3622-9737

 Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/
Postado em _Slider, Meio Ambiente