Minicurso de Manutenção de Computadores no LEMA.

Nesta quarta-feira, 18/03, o Laboratório Multidisciplinar de Estatística e Matemática Aplicada (LEMA) da UEZO realizou o primeiro Minicurso Prático de Manutenção de Computadores. O treinamento foi realizado pelos alunos do curso de Ciência da Computação Luiz Bruno Vianna e Carlos Alberto Oliveira sob a orientação da professora Rosana da Paz Ferreira. O objetivo do minicurso é oferecer aos alunos atividades práticas de identificação e correção de erros de hardware, conhecimentos básicos sobre os componentes que formam os computadores, instalação de sistemas operacionais e discutir os efeitos da obsolência programada e quais as alternativas existentes. Ao final das atividades práticas, os computadores recuperados serão utilizados em outros projetos do LEMA.
O curso foi elaborado a partir da doação de computadores realizada pelo pólo do CEDERJ Campo Grande para que o LEMA fizesse uso e/ou a destinação correta dos materiais. Este é um problema que preocupa diversas empresas. Periodicamente, toda empresa ou instituição precisa trocar seus equipamentos por computadores com maior capacidade de processamento e novos recursos tecnológicos. Os computadores obsoletos, porém, nem sempre recebem a destinação correta. Caso sejam descartados no meio-ambiente computadores e componentes eletrônicos podem contaminar o solo e a água com chumbo, cobre, mercúrio, cádmio, bário, níquel, prata entre outros elementos químicos substanciais prejudiciais à saúde.
Os componentes que formam um microcomputador, ou seja, o hardware, são projetados para funcionar com certa velocidade e capacidade de armazenamento. Os novos programas (software) são feitos para aproveitar ao máximo do hardware disponível no mercado. Por isso é necessário que haja a atualização constante dos sistemas computacionais (hardware e software) para que as pessoas continuem trabalhando de maneira produtiva. Porém, existem alternativas para que um computador antigo possa ser reaproveitado e volte a funcionar de maneira satisfatória. Muitas dessas alternativas são baseadas no conceito de Software Livre, especialmente os Sistemas Operacionais GNU/Linux.
Sistema Operacional é o conjunto de programas que gerenciam o funcionamento do hardware. Alguns exemplos de Sistemas Operacionais são o Windows, o MacOS, o Ubuntu (que é uma distribuição GNU/Linux) e o Android (que é baseado no GNU/Linux). A instalação de um sistema que consuma menos recursos de hardware permite o uso de computadores considerados “obsoletos” por mais tempo.
Durante os testes realizados para preparação do curso foi identificado que a distribuição GNU/Linux mais indicada para os computadores doados pelo CEDERJ seria o Linux Mint . Uma distribuição ou distro é um sistema operacional que possui o kernel do Linux e seguem a filosofia do projeto GNU. Existem centenas de distros Linux, entre as mais famosas estão Ubuntu, Debian, RedHat e Mandriva.
O LEMA fica localizado na Av. Manuel Caldeira de Alvarenga, número 1203, Prédio II, 2º Andar, Campo Grande, Rio de Janeiro.
Site do LEMA: http://lemauezo.org
Efeitos do Lixo Eletrônico:
http://nti.ceavi.udesc.br/e-lixo/index.php…
Filosofia do Projeto GNU:
http://www.gnu.org/philosophy/philosophy.pt-br.html