Marly Monte comemora amanhã Bodas de Prata na Literatura

Na próxima sexta-feira, dia 16, entre 15 e 20hs, na Livraria Leitura, no Park Shopping Campo Grande, a escritora e poetisa campograndense Marly Monte vai comemorar os 25 anos de lançamento do seu primeiro livro de poesia intitulado “Num Sonho, a Criação”.

marly monte

Na oportunidade Marly Monte vai expor toda a sua obra, numa homenagem ao público mais jovem.

A partir do seu Primeiro livro lançado em setembro de 1991, “NUM SONHO, A CRIAÇÃO”, motivo da celebração, que teve o prefácio da amiga especial Olga Barros, a capa ilustrada com a foto da sua filha, Luciana, um sonho também realizado, sua obra seguiu.

Já em 1992, a convivência com as crianças, seus alunos, e como professora de futuros professores na Escola Normal Sarah Kubitschek, lhe desafiou a compor “POE… MINHAS para CRIANÇAS”, adotado em várias escolas tanto públicas quanto particulares que lhe rendeu entrevista na TVE, no programa “Educação em Revista”.  Metade da produção foi vendida e metade foi doada às escolas públicas. (mil livros). Várias escolas lhe deram apoio cultural… Em 2000, teve a felicidade de editar um conto infantil, “UMA AVENTURA MÁGICA”, no Teatro Arthur Azevedo, com sua teatralização, num incentivo do diretor do teatro, Ronaldo Silva, e a professora e atriz Zezé Lacerda dirigindo dois jovens atores iniciantes, Nilson Silva e Aline Lima. Foi apresentado em várias escolas e teatralizado também por alunos. Agradou muito. Com apoio cultural da empresa WORLDLINK, de Claudia Monte, em 2004, editou “NEFELIBATA”, com Poesia, na Livraria Letras e Expressões, em Ipanema, e no Teatro Arthur Azevedo, também numa edição de mil livros. Em 2012, com a arte da sua neta de 7 anos, lançou “POE… MINHAS para CRIANÇAS 2”, ilustrado com seus  desenhos, até na capa. Ainda está à venda na Livraria LEITURA. Seu próximo trabalho é compartilhado no projeto da escritora Odaléa Ranauro, “BRASILEIRÍSSIMO”, livro de poemas exaltando a história de cada estado e através de pinturas de artistas da nossa região.

Quem for ao evento estará prestigiando um ícone da cultura local. Vice-presidente do Instituto Campograndense de Cultura e membro do Circuito Literário Conversa com Verso, Marly Monte participa ativamente de diversas atividades culturais, interagindo com entidades e personagens da cultura local, o que lhe dá uma visão privilegiada do cenário cultural local.

Dineyar Plaza, Erivelto Reis, Neris Cavalcante, Weber Werneck, Amarildo Alves, Alex Montezani, Lenita Holtz, Verita, Margot, Mazza, Malu, Eliane Bragança, Celi Romão, Elza Fraga, Rita Gemino, Américo Mano, Sinvaldo Nascimento e tantos outros artistas, representam as mais variadas tendências e estarão sendo aguardados com ansiedade pela escritora que os guarda com carinho no lado esquerdo do peito.

“Observo que a Zona Oeste vem se desenvolvendo muito e desordenadamente, ainda não tem da mídia a devida atenção e seus políticos deixam muito a desejar, só aparecem  na época das eleições. Estamos batalhando para conquistar um espaço adequado para os eventos culturais. O ICC – Instituto Campograndense de Cultura – possui um local, mas necessita de apoio para ativá-lo. Há muitas pessoas que batalham através da Cultura, mas particularmente. Há grupos isolados em localidades, pessoas que caminham só, ONGs que funcionam na base de ganhos, alguns privilegiados. Sinto que falta união em torno de um propósito em benefício do nosso bairro, por exemplo. O Grupo dos Treze se associa aos políticos, assim como a Associação Comercial. Então, tudo fica muito difícil”, analisou cuidadosamente Marly que planeja reverter esse quadro.

A escritora cultiva o  prazer de escrever que não cessa e, sempre que pode, compõe um poema, um miniconto, uma reflexão. Conseqüentemente, encontra com amigos, curti eventos como convidada ou como participante, lê jornais, revistas, três livros simultaneamente, quando lhes agradam, ouve música, vai ao teatro, shows, festas em geral, e se sente muito feliz. Por isso, ela se deu o direito de celebrar suas BODAS DE PRATA NA LITERATURA, onde vai conversar com todos que lhes prestigiarem, abraçar e homenagear os que lhes incentivaram nesta caminhada, agradecer a todos que acreditaram nela, como sua irmã Vera, seu marido Jorge Araújo, seus pais (saudade!) e familiares de Culturas, Nancilia Pereira, Moacyr Bastos, Aparecida Boaventura, Sandra Trigo, Odaléa Ranauro sua presidente no ICC e Olga Barros, uma grande amiga, entre outros.

A escritora tem o apoio do Instituto Campograndense de Cultura, da Livraria Leitura, e do Ateliart.

 

 

Postado em _Destaque, Literatura