Interdições olímpicas na Barra de Guaratiba mudam a rotina dos moradores

A Prefeitura do Rio montou um esquema operacional para a prova de Ciclismo Contrarrelógio, que aconteceu nesta quarta-feira (10/08), a partir das 8h30, na região do Pontal, envolvendo os bairros do Recreio dos Bandeirantes e de Barra de Guaratiba. Durante o horário das interdições, os moradores não poderão circular nas vias de competição.  As operações especiais contemplam pontos de bloqueio, proibição de estacionamento, rotas alternativas, acessos de pedestres e logística operacional.

– Essa é a prova que mais impacta a vida dos moradores e de profissionais que atuam na região do Recreio e Barra de Guaratiba. Essas pessoas precisaram sair antes das 7h30 e só poderão retornar após as 13h30. É uma restrição importante e a prefeitura já atua há bastante tempo para minimizar os impactos. O Centro de Operações enviou informações ao longo do tempo pelas redes sociais, os dois subprefeitos envolvidos (Barra da Tijuca e Zona Oeste) fizeram várias reuniões com os moradores, condomínios e empresas, teve distribuição de informativos, colocação de faixas, enfim, todo tipo de informação e orientação que pudesse auxiliar no planejamento – disse o chefe executivo do Centro de Operações Rio, Pedro Junqueira.

A prefeitura recomenda a utilização do transporte público nos deslocamentos dentro da cidade. A população também deve respeitar os locais de restrição de circulação e de proibição de estacionamento, atentando para dias e horários. Para a segurança dos pedestres, é recomendado fazer a travessia nos locais indicados pela sinalização específica.

Os moradores de Barra de Guaratiba terão acesso ao bairro até às 7h30 e após as 13h30, assim como os moradores da Estrada do Pontal. Já os moradores da Avenida Armando Ribeiro, Rua Luis Iglésias, Avenida Jarbas de Carvalho, Rua Hélio de Brito, Estrada Benvindo de Novaes (trecho próximo a praia) e das Ruas Presidente Nereu Ramos, Rua Demóstenes Madureira de Pinho e Av. Lúcio Costa entre Av. Albert Sabin e Estrada Benvindo de Novaes do Recreio poderão ter acesso apresentando comprovante de residência.

Os atletas iniciarão a competição às 8h30, na altura da Praça Tim Maia e seguirão pela Rua Projetada 1W, Estrada do Pontal, Rua BW Projetada, Rua Paulo Tapajós, Estrada da Guanabara, Estrada do Grumari, Estrada Velha da Barra de Guaratiba, Estrada Roberto Burle Marx e Serra da Grota Funda e voltarão pela Estrada do Pontal e Avenida Lúcio Costa. O fim da prova está previsto para às 13h20.

O Centro de Operações da Rio está monitorando toda a área do evento, permitindo que técnicos da CET-RIO implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios.

Para preservar a circulação dos veículos de serviço e garantir a segurança para a circulação de pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento fica proibido do dia 24/07 até a próxima sexta-feira (12/08) e dias 18 e 19/08, na  Av. Lucio Costa, pista das edificações entre R Hélio de Brito e Estr. Benvindo de Novaes; e Estr. Benvindo de Novaes, entre o retorno e a Rua Hélio de Brito;

De 07 a 10/08, foi proibido estacionar na Rua Projetada 1W, toda extensão; Rua BW Projetada, toda extensão; Avenida Paulo Tapajós, entre a Rua Bw Projetada e a Estrada do Pontal.

De 08 a 12/08 e nos dias 18 e 19/08, a proibição de estacionamento de veículos é na Estrada Benvindo de Novaes, ambos os sentidos, entre a Av. Lúcio Costa e a R. Newton Fontoura Reis; Avenida Lúcio Costa junto às edificações, entre a Rua Newton Fontoura Reis e a Avenida Gilka Machado; Avenida Lúcio Costa, canteiro central, entre a Estrada Benvindo de Novaes e a Rua Hélio de Brito; Rua Presidente Nereu Ramos, entre a Estrada Benvndo de Novaes e a Rua Hélio de Brito.

As proibições (já implementadas) para o Ciclismo de Estrada que serão mantidas até a próxima sexta-feira (12/08) são na Estr. do Pontal, entre a Av. Lúcio Costa e a Av. das Américas, em ambos os sentidos; Avenida Estado da Guanabara, entre a Estr. do Pontal e a Estrada de Grumari, em ambos os sentidos; Estrada de Grumari, entre a Av. Estado da Guanabara, a Estr. Roberto Burle Max, em ambos os sentidos;  Avenida das Américas (trecho inicial no trevo de acesso a serra da Grota Funda); e Estrada Roberto Burle Marx, entre a Estrada do Grumari e a Avenida das Américas.

Todos os locais terão sinalização especifica de proibição de estacionamento que deverá ser respeitada pelos motoristas. A SEOP – Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

Desde segunda-feira (08/08), a partir de 0h, a Avenida Lúcio Costa, sentido Barra, entre Avenida Gilka Machado e Avenida Albert Sabin, está interditada. Na terça-feira (09/08) a partir da meia noite até meia noite de quarta-feira (10/08), a interdição ocorreu na  Avenida Lúcio Costa, sentido Barra, entre a Avenida Gilka Machado e a Avenida Albert Sabin; Avenida Lúcio Costa, sentido Guaratiba, entre a Estrada Benvindo de Novaes e a Avenida Gilka Machado.

Ontem (10/08) de meia-noite até às 14h o bloqueio foi nas estradas da Guanabara e do Grumari, além dos já implantados. A partir das 5h na Serra da Grota Funda e a partir das 6h30 na Estrada do Pontal, ambos os sentidos, em toda extensão; e na Estrada Roberto Burle Marx, ambos os sentidos, em toda extensão.

Postado em Trânsito