Inea coordena mutirão de reflorestamento no Parque da Pedra Branca, em Realengo

Uma das maiores unidades de conservação em área urbana do mundo, o Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste da capital, está passando por reflorestamento numa área castigada por incêndios no bairro de Realengo. Os trabalhos são coordenados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade.

A restauração florestal é realizada numa região do núcleo Piraquara do parque, que, ao todo, possui 12.500 hectares de área e abrange partes de 17 bairros do Rio. Desde 2015, quando o plantio de mudas começou a partir da iniciativa de uma moradora do entorno do parque, já foram recuperados seis hectares com o plantio de 5.500 mudas de espécies da Mata Atlântica.

A atividade ganhou fôlego e, só no dia 11 de março, foi realizado o plantio de 300 mudas e de cem sementes de espécies da Mata Atlântica, dentre as quais, Açoita-Cavalo, Pau-Pólvora, Bacupari, Pitanga, Aroeira Pimenteira, Ingá, Mutamba, Guapuruvu e Pau-d’Alho.

A expectativa é plantar, até o final do ano, cerca de 1.500 mudas. O mutirão para as restaurações florestais conta com voluntários que atuam na trilha Transcarioca, do Centro Excursionista Guanabara e do grupo Voluntários Engajados; as mudas são doadas pela Companha Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).

Ao longo do Rio Piraquara e de suas nascentes, o Inea também realiza a reintrodução do palmito Jussara, espécie ameaçada de extinção. Já foi realizado o plantio de 35 mudas, e a previsão é chegar a cem mudas até o final do ano.

Tucano reaparece

A recuperaçã da Mata Atlântica nesse trecho de Realengo trouxe de volta uma espécie da fauna que há muito não era vista nessa localidade: o tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus):

– O tucano-de-bico-preto (foto abaixo) é o principal dispersor de sementes do palmito Jussara. Então, a ideia é de que, com o aumento da oferta de alimento, devido a esse trabalho de reflorestamento, haja um crescimento da população dessa espécie de ave – disse o secretário de Estado do Ambiente, Thiago Pampolha.

O Parque Estadual da Pedra Branca está presente nos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Barra de Guaratiba, Campo Grande, Santíssimo, Senador Camará, Padre Miguel, Bangu, Realengo, Sulacap e Taquara, entre outros. Neste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) deu início à “Década da Restauração de Ecossistemas (2021/2030)”, lançada com o objetivo de incentivar a união de esforços para recuperar florestas pelo mundo.

 

Postado em _Slider, Meio Ambiente