Guaratiba ganhou Ginásio Educacional Tecnológico

A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta terça-feira (17/10), o Ginásio Educacional Tecnológico (GET) Olavo Monteiro de Carvalho, na Estrada do Magarça, em Guaratiba. A unidade de ensino do GET, projeto iniciado em 2022, tem conceito inovador com o objetivo de oferecer educação de qualidade alinhada com as vocações tecnológicas e às demandas da sociedade.

O GET Olavo Monteiro de Carvalho é uma escola do Fundamental I, do 1° ao 5° ano, com capacidade para atender 860 alunos. A escola é formada por 24 salas de aula, colaboratório, sala de leitura, sanitários, quadra poliesportiva, auditório, área administrativa, área de alimentação, entre outros espaços. Climatizados, os ambientes pedagógicos foram erguidos com materiais térmicos e acústicos. Este ano a escola terá oito turmas, com 280 alunos. Para 2024, a escola funcionará com capacidade máxima.

GETs aplicam o conceito mão na massa para os alunos

Para potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades, os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas contam com laboratórios maker. Tudo para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo que impacta o entorno escolar. É a escola municipal contribuindo diretamente para a sociedade.

– Mais uma escola sendo entregue, neste caso um GET, que não é mais a escola do futuro, é a escola do hoje. As crianças só têm a ganhar, convivendo com a tecnologia e com a inovação. É uma educação inovadora, que é o que precisamos para as nossas crianças – ressaltou o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba.

O Ginásio Educacional Tecnológico está em consonância com iniciativas de outras partes do mundo e são espaços colaborativos, nos quais a cultura maker, mais conhecida no Brasil como mão na massa, dá o tom. No GET, o estudante é quem está em foco.