Governo assina concessão dos serviços de saneamento na Zona Oeste

Vinte e dois bairros e a Baía de Sepetiba

 

 

 

 

O Governo do Estado do Rio de Janeiro assinou nesta segunda-feira, dia 28, contrato da segunda fase da concessão de serviços de saneamento com a empresa Rio+Saneamento, do grupo Águas do Brasil. Os trabalhos serão prestados em 22 bairros da Zona Oeste carioca e em outros 19 municípios.

– O Governo do Estado vai acompanhar, nesse momento, a operação assistida para garantir que cada cidadão receba os benefícios que a concessão vai trazer. Serão gerados quase cinco mil empregos, além de investimentos para reduzir a poluição no Rio Guandu e ampliar o serviço em bairros e favelas da Zona Oeste – declarou o governador Cláudio Castro durante a cerimônia.

A Rio+Saneamento fará investimentos para universalizar os serviços de saneamento na Zona Oeste da capital e nos municípios atendidos e também estão previstos investimentos em operação e manutenção ao longo de 35 anos da concessão.

Há ainda a previsão para que a tarifa social seja ampliada de maneira substancial, de 13 mil para 136 mil pessoas. Apenas nos cinco primeiros anos, investimentos da ordem de R$ 1,1 bilhão terão como objetivo a redução da poluição no Rio Guandu, e outros R$ 354 milhões serão aplicados em áreas não urbanizadas na Zona Oeste – AP5. A Baía de Sepetiba também receberá recursos destinados a ações de despoluição.