Paulinho Ambulância e sua relação com o esporte

Atleta de final de semana, funcionário público aposentado, empresário, Paulinho é um tradicional peladeiro, daqueles que não escolhe campo ou quadra, está em quase todos, promovendo a prática esportiva como forma de manter e criar relacionamentos e cuidar da forma física. Ultimamente ele tem se destacado nas quadras de Futevôley e falou um pouco sobre o esporte genuinamente carioca:

“Surgido na orla da cidade do Rio de Janeiro, na década de 60, o Futevôley é uma das modalidades esportivas que mais cresce em todo o planeta. Nas praias cariocas chega a ser confundida com novidade ou modismo pelo grande número de praticantes. Na versão original conhecida como a famosa “altinha”, jogadores de futebol habilidosos, formavam uma linha de passes pelo alto e o desafio era não deixar a bola cair no chão. A aplicação de uma lei municipal proibiu a prática de esportes com bolas nas praias – esportes com bola somente poderiam se permitidos com redes e nas partes altas das areias -, e com isso, o carioca, rei do improviso, começou a usar as redes de vôlei para manter a altinha e logo começaram a pontuar as partidas, criando assim, a versão atual, o Futevôlei de competição. Com o passar do tempo, o esporte ganhou adeptos famosos como Romário, Renato Gaúcho, Djalminha, Junior e outros jogadores de futebol de futebol profissional que ajudaram a levar a prática do esporte para o resto do país e para o mundo.

Uma vez popular, o futevôlei tomou uma dimensão gigantesca e além das praias, é praticado também em Arenas Esportivas – locais fechados adaptados para a prática de diversos esportes – espalhadas por diversos bairros no RJ, principalmente em Campo Grande onde podemos citar dez Arenas em pleno vapor. São elas: Arena Way, Rua Lupércio;  Centro de Treinamento PICK, Estrada do Cachamorra; Arena Cantagalo, Estrada do Cantagalo; Arena Holanda, Estrada dos Viegas; Arena Catedral, no Largo do Rio da Prata; Arena WF, na Ilha de Guaratiba; Arena Peixinho, na Rua Caraúna; Arena CHAD GOL, na Estrada Rio São Paulo; Arena Pé na Areia, na Rua Baicuru; Centro de Treinamento Guto Bahiense, no Rio da Prata e a Arena Life, na Estrada do Cachamorra.

Paulinho com a bola na cabeça, ou com a cabeça na bola. Seu parceiro de dupla Fábio, lê na mesma cartilha.

 

Apesar de parecer ser um esporte fácil de se praticar, o futevôlei exige muita técnica, treinamento e preparo físico, pois não é fácil manter a bola no alto em alto nível, porém é um esporte democrático que se oferece a qualquer pessoa.

Se você tem alguma intimidade com a bola nos pés, poderá ser mais um a se descobrir para o esporte”.

Postado em _Slider, Amadores, Noticias