Frederick Vitilio: Que venha a operação mãos limpas Brasileira

Frederick Vitilio alvinegro

A operação Mãos Limpas teve como saldo a investigação de 6.059 pessoas, dentre eles 872 empresários, 1.978 administradores e 438 parlamentares, dos quais quatro haviam sido primeiros-ministros, na Itália.

Corrupção e crimes diversos envolvendo políticos, empresários, mafiosos e influentes de todas as esferas vieram à tona no cenário mundial com a operação Mãos Limpas, uma grande investigação judicial que visava esclarecer casos de corrupção durante a década de 90.

Deflagrada após testemunhos do dissidente da KGB Vladimir Bukovski e do ex-mafioso Tomasso Buscetta, a operação descobriu licitações irregulares e o uso do poder público em benefício particular e de partidos políticos. Comprovou ainda que empresários pagavam propinas aos políticos para vencer licitações de construção de ferrovias, auto-estradas, prédios públicos, estádios e na construção civil em geral.

Sob apoio e pressão da opinião pública, a Mãos Limpas levou ao fim a chamada Primeira República e ao desaparecimento de muitos partidos políticos, levando à prisão de industriais, políticos, advogados e magistrados, ao suicídio de 12 pessoas e à fuga cinematográfica de muitos envolvidos.

Na tentativa de calar as testemunhas, a máfia siciliana cometeu vários assassinatos, incluindo os juízes Paolo Borsellino e Giovanni Falcone, primeiro juiz a colher depoimentos do ex-mafioso Buscetta. A operação teve como saldo a investigação de 6.059 pessoas, dentre eles 872 empresários, 1.978 administradores e 438 parlamentares, dos quais quatro haviam sido primeiros-ministros. Foram expedidos 2.993 mandados de prisão.

Parece com o Brasil, não? E pelo visto o Brasil irá parecer com a Itália…

Postado em Colunistas