Dra. Uezo

Aluna da UEZO defende tese de Doutorado por videoconferência

A egressa do curso de Tecnologia em Produção de Fármacos da UEZO, Jéssica Vilarinho Cardoso, defendeu no dia 27 de março sua Tese de Doutorado, que foi integralmente desenvolvida nos Laboratórios de Pesquisa da UEZO (Laboratório de Pesquisa em Ciências Farmacêuticas – LAPESF e Laboratório de Pesquisa em Análises Clínicas – LAPAC).

A tese de Doutorado intitulada “Influência de polimorfismos em genes envolvidos com a suscetibilidade da endometriose: via dos hormônios sexuais femininos” foi orientada pelos professores do curso de Farmácia da UEZO, ProfªJamila Perini e Profº Daniel Machado, em colaboração com oDr. Rui Medeiros (orientador externo do doutorado sanduíche pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Instituto Português de Oncologia – IPO do laboratório de Oncologia Molecular e Patologia Viral no Porto em Portugal

A tese foi defendida na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) e devido a atual situação que se encontra o país e o mundo, a defesa foi realizada por videoconferência, com a Banca composta pelos Doutores: Plínio Berardo do Hospital Federal dos Servidores do Estado, Rômulo Medina da UFRJ, Nathália Meireles do INCA e Rita Estrela da Fiocruz(foto 2), tendo também como público ouvinte alunos do curso de Farmácia e estudantes de pós-graduação, todos da UEZO.

Jéssica concluiu a graduação na UEZO em 2012, tornou-se Mestre em Ciências da Saúde em 2016, e em 2020 concluiu o Doutorado em Ciências da Saúde pela ENSP/Fiocruz. Durante este período Jéssica já publicou 6 trabalhos científicos em revistas internacionais de alto impacto e trabalha para publicação de outros 4 artigos, fruto de seu trabalho de doutorado. Todos os artigos foram integralmente desenvolvidos na UEZO, sob orientação da Profª Jamila Perini.