Distrito Industrial de Santa Cruz ganhou cara nova

As obras de pavimentação e drenagem do Distrito Industrial de Santa Cruz, na Zona Oeste, foram entregues pela prefeitura neste sábado (01.07). Conhecido por reunir grandes empresas do setor da indústria, como as siderúrgicas Ternium e Gerdau, além de Furnas e a Casa da Moeda do Brasil, o distrito é o maior polo industrial do município do Rio de Janeiro e um dos mais importantes do estado. Suas atividades empregam mais de 18 mil pessoas e geram cerca de R$ 200 milhões de impostos, por ano, para a cidade.

 

As obras, a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura, recuperaram 8,5 km de vias do Distrito Industrial, que se encontravam esburacadas. A Avenida Átila Temporal, um trecho da Avenida João XXIII, e as ruas Guarantã e Darci Pereira foram beneficiadas. Os serviços realizados incluem pavimentação, reestruturação da rede de microdrenagem e construção de calçadas. Além disso, as ruas receberam a implantação de canaletas laterais e a instalação de sinalização horizontal. As obras tiveram início em janeiro de 2022 e cerca de R$ 12,5 milhões foram investidos.

– O Distrito Industrial tem uma demanda muito grande de transporte de carga, transporte pesado. A obra foi um desafio porque tínhamos aqui uma superfície muito irregular, que precisou que fizéssemos com agregado siderúrgico. Com apoio da AEDIN, conseguimos fazer a base para deixar a superfície reta, depois vir com o asfalto, drenagem e o passeio. Então, estamos entregando um novo Distrito Industrial, revitalizado, requalificado para essa importante região da nossa cidade – disse a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

Com as melhorias, que irão facilitar a entrada e saída do local, a Prefeitura espera atrair novos investimentos para a região.

– Essa obra tem uma importância econômica, pois temos várias empresas gigantes no Distrito Industrial. E aqui estava impraticável, as pessoas vinham reclamando muito. É uma importante obra de infraestrutura que vai melhorar muito a parte econômica de Santa Cruz e da Zona Oeste do Rio – declarou o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba.

Presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (AEDIN), Fernanda Candeias celebrou a inauguração das obras, fruto da parceria entre o polo industrial, que reúne 14 empresas, e a Prefeitura.

– O marco representa o compromisso em promover o desenvolvimento econômico, social e cultural da região como um todo. Com as melhorias, fortaleceremos ainda mais o distrito, que tem grande importância no desenvolvimento do município. Agradecemos o apoio e o investimento da Prefeitura. Dessa forma, temos um ambiente fundamental para o crescimento e a competitividade dos nossos associados, além de proporcionar oportunidades de emprego e renda para a população local.

 

Postado em _Slider, Economia