CRJ foi inaugurado no Fumacê em Realengo

Moradores da comunidade Fumacê, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, participaram da inauguração do Centro de Referência da Juventude (CRJ), projeto da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. Na ação, foram oferecidos serviços de corte de cabelo e manicure. Também teve atendimento para emissão de identidade.

– O CRJ abre oportunidades para cursos profissionalizantes, atividades físicas e cultura.

O núcleo oferece uma segunda opção para as crianças não entrarem no mundo da criminalidade – disse o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, deputado estadual Thiago Pampolha.

Esta é a quinta unidade do estado – as demais funcionam na Cidade de Deus, Manguinhos, Complexo do Alemão e Vila Paciência. Ele já vinha atendendo a cerca de 100 pessoas, entre 15 e 29 anos, mas a meta é chegar a 500. O novo centro oferecerá atividades como muay thai, capoeira, vôlei e dança de rua, além de cursos profissionalizantes de informática, manicure, corte de cabelo, entre outros. O objetivo dos CRJs é oportunizar a inclusão social a jovens em situação de risco social.
O morador Júlio Cesar da Conceição, de 40 anos, aproveitou para solicitar a segunda via da carteira de identidade.

– Estou aqui há pouco tempo e já tenho uma identidade nova – afirmou o rodoviário.
Coordenador do centro, Joilson Lima conta sobre a expectativa da população com a entrega do núcleo.
– O CRJ Fumacê vai oferecer oportunidades para os jovens de um futuro melhor – explicou Lima.
A ação foi marcada ainda pelo lançamento do ID Jovem, programa federal que oferece benefícios a jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos, como a meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de desconto e até gratuidades em viagens interestaduais.

Postado em Alerj, Noticias