Começou hoje o bloqueio às praias do Grumari e Prainha

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da CET-Rio, da Guarda Municipal e da Subprefeitura da Barra, promove a Operação Verão Prainha-Grumari, a partir desta sexta-feira (21/01). O controle de acesso a esses parques municipais ocorrerá aos sábados, domingos e feriados, durante o verão.

Nestes dias, o acesso aos parques será conforme a lotação dos estacionamentos. Em caso de preenchimento de 800 vagas (600 em Grumari e 200 na Prainha), as cancelas da Prainha (Avenida Estado da Guanabara) e de Grumari (Estrada do Grumari) serão fechadas, não permitindo mais a entrada de carros.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, destaca o caráter especial da Prainha e de Grumari, protegidas por unidades de conservação. Ele acrescenta que operações como estas são importantes para a preservação dos parques, especialmente em períodos de maior visitação, como férias escolares, feriados e fins de semana.

 

– Prainha e Grumari são parques naturais. São paraísos que precisam ser preservados. E temos constatado um aumento no fluxo de visitantes nesta região, por isso, reforçamos esta operação e o controle de acesso, para melhorar a qualidade e a experiência de quem visita esses parques naturais e garantir a preservação – informou Cavaliere.

 

A região conta com registros de quase 270 espécies de aves e expressiva presença de espécies endêmicas da Mata Atlântica (que só ocorrem naquele local) ou ameaçadas de extinção.

Postado em _Slider, Meio Ambiente