Começou a obra do Mercado de Guaratiba

A recém criada Coordenadoria de Agricultura, Pecuária e Pesca, proposta pelo vereador Zico da Zona Oeste, localizada na região, prestigiou a iniciativa

A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, por meio da Rio-Urbe, deu início neste sábado (25.06), à construção do mais novo mercado de plantas de Guaratiba. O empreendimento atenderá uma demanda antiga dos produtores locais, que agora vão poder contar com um novo e moderno espaço para comercializar os mais diferentes tipos de espécies de plantas e flores na região. O mercado será erguido em um terreno de 5,4 mil m². A área será preparada com sistema de drenagem e irrigação para os seus 20 boxes, além de duas grandes cisternas, uma de 15 mil litros e outra de 20 mil litros.

ilustrativa

Toda a estrutura será metálica, com cobertura em lona e fechamento em tela agrícola. Também serão construídos banheiros públicos para os visitantes e vestiários para os funcionários. Localizado na saída do túnel da Grota Funda, em Guaratiba, o mercado ainda vai contar com estacionamento, praça de alimentação para food trucks e bicicletário. Com os serviços orçados em R$ 1,2 milhão, o prazo de conclusão das obras é de cinco meses.

O produtor Rural Paulo Pereira, uma das lideranças do setor na região, falou um pouco sobre o projeto e tirou algumas dúvidas da classe: ” Serão comercializados no Mercado todos os alimentos produzidos na economia rural da cidade, do mel, ovo, pescados, às folhosas, legumes, etc. ; a condição básica é ser comprovadamente produzido na cidade do Rio de Janeiro; não será aceito intermediários;  a seleção de quem ocupará os 20 boxes nesse primeiro momento ainda será feita, mas já iniciaram as inscrições; leva-se em consideração os critérios do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, através de movimento associativo;  o SEBRAE estará atuando na qualificação desse movimento associativo”, comentou.

O também produtor Victor Paes Leme, é um dos entusiastas do processo e também falou: “a ideia é duplicar o número inicial de 20 boxes,

a área é grande e vai ter espaço pra todos os cooperados e associados”, disse. Vitor.

 

 

 

Postado em _Slider, Noticias