Centro de Atenção Psicossocial do bairro Jabour completa um ano

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Neusa Souza Santos, em Senador Camará, completa este mês um ano de funcionamento. Atividades presentes nos serviços terapêuticos com os pacientes, música, teatro e dança dão a tônica das comemorações, integrando o equipamento psicossocial com a comunidade e outras unidades da rede.

Os CAPS são unidades de saúde destinadas ao tratamento de pessoas que sofrem de transtornos mentais e/ou problemas devido ao uso de álcool e outras drogas. As unidades prezam pela inserção das expressões artísticas no tratamento, com papel fundamental na reabilitação psicossocial dos usuários.

Desta forma, arte, música, teatro, entre outras atividades, funcionam também como ferramenta terapêutica e como forma de expressão dos usuários que, muitas vezes, começam a ganhar autonomia e voz na sociedade.

Os atendimentos visam à reinserção do usuário à sociedade e levam em conta todo o contexto social. Além dos atendimentos individuais, o CAPS também oferece oficinas terapêuticas, trabalho comunitário, oficinas na comunidade, visitas domiciliares, visitas hospitalares, trabalho de desinstitucionalização de pacientes em longa permanência em manicômios, consultas multidisciplinares, entre outros serviços.

O CAPS Neusa Souza Santos fica na Rua Baalbecke e funciona das 8h às 18h.

 

 

Postado em _Destaque, Noticias, Saúde