Bangu Shopping inaugura Monumento a Thomas Donohoe

Como forma de resgatar a história e preservar o patrimônio da antiga fábrica de tecidos que existia no local, o Bangu Shopping acaba de realizar o sonho de muitos moradores do bairro.

Foi inaugurada no dia 5 de junho a estátua de Thomas Donohoe, um escocês que trabalhou na fábrica, morou no bairro e realizou um feito naquelas terras, assim como para o Brasil: a primeira partida de futebol, pois para alguns historiadores brasileiros e estrangeiros Thomas é, sem dúvidas, o pai do futebol brasileiro.

 

O público se aglomerou para admirar a estátua

 

O monumento em homenagem ao futebol com Donohoe está exposto no estacionamento do Bangu Shopping, local onde ocorreu a primeira partida do jogo de futebol, e conta com uma escultura, sustentada por uma bola, onde estão os mapas da Europa e da América do Sul. O projeto possui mais de 6m de altura e foi idealizado pelo renomado cenógrafo Clécio Regis e pelo Museu de Bangu.

Segundo o Superintendente do Bangu Shopping, Luis Antonio Marques, “É uma honra e um privilégio participarmos desse momento histórico para a região, afinal, Thomas foi um funcionário da fábrica. Poder contribuir é uma maneira de reforçarmos o nosso comprometimento com a preservação do patrimônio histórico para a região”, diz Luis. 

 José Carlos de Moura, Clecio Régis, Arilza, bisneta do homenageado, Luis Antonio Marques e Rogério Melo

 

Para Clécio, a ideia da construção do memorial tem a intenção de mostrar a história do futebol no Brasil. Um dos que defendem que Thomas Donohoe é o pai do futebol no país é o jornalista e historiador Carlos Molinari. De acordo com ele, o escocês teria vindo para o Brasil em maio de 1894 para trabalhar como mestre de seção na Companhia Progresso Industrial do Brasil – Fábrica de Tecidos Bangu, atual Bangu Shopping. Quase quatro meses após sua chegada, a família de Thomas estaria a caminho do Brasil e sua mulher traria na bagagem uma bola de couro. O pedido especial foi feito por carta à esposa, pois o estrangeiro sentia falta de praticar um de seus esportes prediletos e ainda desconhecido por aqui.

Com a bola em terras brasileiras, Thomas tratou logo de arrumar um espaço no local em que trabalhava para jogar o football dos velhos tempos. Para que a bola rolasse, chamou doze amigos da fábrica para fazer parte dos times. A partir daí, cravou duas traves em um campo, onde hoje é parte do estacionamento do Bangu Shopping, e realizou ali o que seria a primeira partida de futebol no Brasil. Esse feito, que mais tarde entraria para a história do país, aconteceu no dia 9 de setembro de 1894 e fincou o pioneirismo do futebol no Brasil, em terras cariocas.

E para celebrar esse momento, o cenógrafo Clécio Regis preparou especialmente para o Bangu Shopping a exposição gratuita ‘Pioneirismo do Futebol no Brasil’, que ficará em cartaz até o dia 15 de julho. O público poderá conhecer de perto réplicas de objetos que fizeram parte da história de Thomas Donohoe, assim como imagens da época. A mostra acontece na Praça de Eventos do Shopping.

 

 Ficha Técnica:

Idealizadores: Clécio Regis e Benevenuto Rovere Neto

Projeto e Arte:Clécio Regis

Pesquisa histórica:Carlos Molinari e Museu de Bangu – Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos | Murillo Guimarães e Benevenuto Rovere Neto

{loadposition folhadaterra-posicao10}

{jcomments on}

 

 

Postado em Cultura