Atletas elogiam o Centro de Hipismo no Complexo de Deodoro

A fase final do primeiro evento-teste do Centro de Hipismo, no Complexo Esportivo de Deodoro, para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 contou com a presença do prefeito Eduardo Paes. Acompanhado da primeira-dama Cristine Paes, dos filhos Bernardo e Isabela, e da presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI), Nawal El Moutawakel, o prefeito assistiu ao Concurso Completo Equitação individual, que premiou o cavaleiro brasileiro Márcio Jorge, com o cavalo Coronel MCJ.

 

A nota triste fica por conta da falta de atenção do prefeito com a sociedade local que sonhou constar na lista de convidados especiais para assistir o evento teste, e teve que se contentar com uma representação escolar.

 

O Centro de Hipismo foi construído para os Jogos Panamericanos de 2007 e passou por ajustes para atender aos requerimentos olímpicos para os Jogos de 2016. Com área de 1 milhão de metros quadrados, o local receberá as provas de hipismo olímpico (saltos, adestramento e concurso completo de equitação) e paralímpico (adestramento).

 

Para o sucesso do evento-teste, a Prefeitura do Rio montou esquemas especiais de trânsito e de monitoramento, visando garantir a segurança do público e dos atletas. Nenhum incidente foi registrado e o trânsito na região de Deodoro e da Vila Militar permaneceu normal em todas as vias do entorno, apenas com fluxo intenso, mas sem retenção, na Avenida Marechal Fontenelle.

 

– O evento-teste é feito para aprendermos os erros e ver o que pode melhorar. É um exercício permanente para errar o menos possível no ano que vem. Erros vão ter, não tem Olimpíada perfeita, mas acho que a gente consegue minimizar, com o envolvimento e colaboração da população. Vimos nesses eventos-teste de triatloremo e hipismo as pessoas saudando os Jogos e os atletas. É algo mobilizador e é muito legal ter uma Olimpíada tão democrática e que abrange a cidade inteira – disse Paes.

 

 

De 6 a 9 de agosto, o hipismo reuniu 13 cavaleiros brasileiros. Além da competição, foram testados os serviços prestados aos atletas – como informações, banheiros e alimentação -, e a clínica veterinária, que ainda não está concluída, mas foi aberta temporariamente para o teste. Eles puderam conhecer ainda duas áreas de competição – a arena de saltos e adestramento e o circuito de cross country –, o picadeiro coberto (para treinos) e a pista de aquecimento. A pista de saltos terá 20 obstáculos decorados com imagens especiais.

 

 

– Essa instalação está incrível, excelente e muito bonita. Esse evento-teste foi uma ótima oportunidade para sentirmos o clima dos Jogos. Com certeza é um legado espetacular para o esporte e espero que sirva de incentivo para as crianças e jovens aderirem ao esporte– elogiou o medalhista de ouro, Márcio Jorge.

 

Como o evento-teste recebeu apenas um público de convidados, as arquibancadas temporárias não foram montadas. Durante os Jogos, a arena de salto e adestramento terá 14.200 lugares, sendo 1.200 permanentes e 13.000 temporários. A pista do cross country poderá receber 21 mil espectadores (20 mil em pé e 1.000 em assentos temporários).

 

Entre os convidados, 30 alunos da Escola Municipal Ramiz Galvão, em Realengo, animavam a torcida. A unidade foi escolhida pela Secretaria Municipal de Educação por ser uma das escolas que implantaram o Projeto Transforma, que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das unidades, através da aplicação dos valores olímpicos e da experimentação de novas modalidades esportivas.

 

– Durante toda a semana os alunos ficaram eufóricos, todos na expectativa de acompanhar de perto uma competição olímpica. Alguns já tinham visto pela televisão, mas a maioria não imaginava como era ver de pertinho. Eles estavam muito animados e curtiram muito. Foi uma experiência muito bacana – contou a diretora da unidade escolar, Cátia Regina Varela.

 

A Prefeitura do Rio, através da CET-Rio, fez o monitoramento da região da prova. Toda a operação contou com 45 controladores da CET-RIO e agentes da Guarda Municipal. Foram utilizados 10 painéis de mensagens variáveis – entre fixos e móveis – que informaram sobre as condições do tráfego, além de reboques da CET-RIO nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo. O Centro de Operações do Rio monitorou toda a área do evento, permitindo que técnicos da CET-RIO implantassem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito no entorno.

 

 

Durante os quatro dias de competições, a Comlurb realizou a coleta de resíduos em geral, a limpeza interna e externa das instalações com varredeiras mecânicas e utilização de pipas d'água com água de reúso e roçadeiras em todo o Complexo Esportivo de Deodoro, onde uma base da companhia deu suporte aos serviços. O efetivo contou com 158 trabalhadores, em turnos que acompanharam os horários das provas. Foram disponibilizados 19 veículos, cinco pipas, três capinadeiras e 20 roçadeiras.

{loadposition folhadaterra-posicao10}

{jcomments on}

 

Postado em Esporte