Abrigo Doce Morada, em Sepetiba, marcará o inicio da vacinação contra a Covid 19 na Zona Oeste

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, apresentaram nesta segunda-feira (18/01), no Palácio da Cidade, o planejamento da vacinação contra o coronavírus no município. A imunização começará assim que a primeira remessa de doses enviadas pelo Ministério da Saúde chegar à capital. Os primeiros vacinados serão os trabalhadores de saúde que atendem diretamente pacientes com Covid-19 e aqueles que estarão envolvidos na campanha de vacinação.

Também serão priorizados neste primeiro momento idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência, além dos trabalhadores desses estabelecimentos. Em Sepetiba, o Abrigo Doce Morada, na Estrada Santa Veridiana marcará o inicio da vacinação na Zona Oeste. As demais fases da vacinação, voltadas a outros grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, serão realizadas conforme novas remessas de vacina forem recebidas na cidade.

– As outras etapas da vacinação, voltadas aos demais grupos prioritários definidos pelo PNI, vão ser realizadas conforme novas remessas da vacina forem entregues pelo Ministério da Saúde. É importante ficar claro que, neste primeiro momento, ninguém deverá ir aos postos de saúde. As vacinas agora são exclusivas para os profissionais da linha de frente e aos pacientes institucionalizados e serão levadas pelos agentes de saúde até eles, nos hospitais, como o Ronaldo Gazolla, e nos abrigos – destacou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, em coletiva à imprensa no Palácio da Cidade. Quando novas remessas da vacina forem sendo enviadas pelo Ministério da Saúde, a vacinação ocorrerá em todas as 236 unidades de Atenção Primária e nas Policlínicas, a partir das datas que serão informadas futuramente.

Não será preciso se cadastrar previamente para tomar a vacina, mas as pessoas precisarão levar um documento oficial de identificação com foto que comprove fazer parte do seu grupo prioritário. Trabalhadores de saúde que tenham registro profissional (médicos, enfermeiros, etc.) deverão apresentar o documento de seu conselho de classe. Outros funcionários de unidades de saúde que também ficam mais expostos ao vírus (maqueiros, porteiros, atendentes, etc.) devem tomar a vacina em sua própria unidade de lotação ou conforme a orientação de seu gestor. Quando chegar a vez dos portadores de comorbidades, eles deverão apresentar laudo médico comprovando terem a doença informada.

Ao tomar a primeira dose, o paciente receberá a caderneta ou comprovante de vacinação e a informação de quando deverá voltar para receber a segunda dose, preferencialmente no mesmo posto de vacinação. É imprescindível que, ao retornar para a segunda dose, a pessoa apresente o comprovante da primeira.

SEU PERSONAL REPÓRTER – ASSINE POR R$15,00 MENSAIS E PEÇA NOTÍCIAS DE SEU INTERESSE

https://www.noticiasuteisdazonaoeste.com.br/subscription-plan/

 

 

 

Postado em _Slider, Saúde