A noite virou dia na Avenida Cesário de Melo

A importante via da Zona Oeste, que corta seis bairros ao ligar Santa Cruz a Campo Grande, teve sua iluminação completamente modernizada. Ao todo, 730 pontos de luz da Avenida Cesário de Melo receberam as modernas e econômicas luminárias de LED.

A substituição das luminárias do local fez parte de uma iniciativa integrada da prefeitura: a reabertura de 12 estações de BRT – Cesarão I, Cesarão II, Vila Paciência, Três Pontes, Júlia Miguel, Parque São Paulo, Cosmos, Icurana, Vilar Carioca, Inhoaíba, São Jorge e Cândido Magalhães – integrantes do Corredor Transoeste. As estações, em questão, estavam fechadas desde 2018.

Juntamente com a reabertura, os cariocas ganham 30 ônibus especiais e duas novas linhas, a Linha 17 – com trajeto da estação de Campo Grande à estação de Santa Cruz – e a Linha 14 – com trajeto da estação Santa Eugênia à estação Salvador Allende – a fim de atender, com mais eficiência, à população que faz uso do transporte público.

Para auxiliar a operação do BRT, a prefeitura do Rio, por meio da Rioluz, implantou 34 projetores nas entradas/saídas das estações, e instalou, também, 13 câmeras de videomonitoramento, em parceria com o COR. Segundo Ricardo Piquet, presidente da Rioluz, ambas as ações, somadas à chegada do Luz Maravilha, reforçam a segurança e a beleza da via.

– A instalação das câmeras no corredor do BRT da Cesário, assim como a intensificação e revitalização da iluminação no local, vai servir de apoio para a força-tarefa do programa BRT Seguro. É de grande valia somar esforços para ajudar na segurança dos passageiros e evitar danos ao patrimônio público – afirma Piquet, presidente da Rioluz.

Além da atuação da Rioluz, a reabertura contou com ações de órgãos como a CET-Rio, responsável pela recuperação de semáforos e reconfecção da sinalização de trânsito, e a Secretaria de Conservação, responsável pela fresagem e recapeamento da via.

A iniciativa da modernização da iluminação da Cesário de Melo integra o programa Luz Maravilha, uma Parceria Público-Privada firmada pela prefeitura do Rio que tem como objetivo modernizar todos os 450.000 pontos de iluminação pública da cidade.

Dentro da parceria, também está prevista a implementação do conceito de cidade inteligente no Rio, por meio do projeto Smart City. O braço tecnológico do programa conta com a instalação de 10.000 câmeras de segurança, sendo 40% delas com tecnologia de reconhecimento facial; 5.000 pontos wi-fi que possibilitam a conexão de 1.000.000 de cariocas; e 10.000 sensores para controle de tráfego, de resíduos, de chuvas e demais funções.

Postado em _Slider, Cidade, Noticias, Obras