Santa Cruz Shopping leva à Zona Oeste a Máquina de Desenhar

Neste sábado, dia 27 de fevereiro, o Santa Cruz Shopping apresenta a Máquina de Desenhar. Projetada pelo artista, inventor e performer brasileiro Michel Groisman, o público terá a oportunidade de conhecer de perto um aparelho mirabolante que serve para criar pinturas coletivas. O evento permitirá que as pessoas, em um grupo de oito participantes, criem seus desenhos por meio de cordas e registros de cores, revelando as mais belas e inesperadas pinturas. A ação é gratuita e acontecerá na praça de eventos do shopping, em dois horários: das 10h às 12h e das 13h às 17h. A classificação é livre. O Evento é patrocinado e apresentado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.

A Máquina de Desenhar é composta por uma estrutura conectada à cordas, roldanas, rolamentos e eixos móveis, com garrafas de tinta e mangueiras. Durante a brincadeira, quatro pessoas controlam o movimento do pincel, enquanto as outras quatro controlam o fluir das cores. E os participantes levam a pintura de recordação para a casa.

A atividade com a Máquina de Desenhar abrange tanto um público interessado em arte de vanguarda como um público leigo, mostrando que a arte contemporânea pode ser lúdica, experimental, sensorial e acessível a todos. Brincando de pintar com a Máquina, cada um tem a possibilidade de reconhecer a sua potencialidade criativa e a do outro enquanto parceiro de criação, já que os desenhos são criados em conjunto.

A Máquina de Desenhar passou pelo ‘World Together Conference’ – Tate Modern (Londres, 2012), 29ª Bienal de São Paulo (São Paulo, 2010), Arte e Acessibilidade, Experimentações Artísticas Compartilhadas (Sesc São Carlos, SP), Sesc Santana, Sesc Vila Mariana, MAC – Niterói, entre outros locais.

Sobre Michel Groisman

Michel Groisman é artista, inventor e performer. Desenvolve desde 1999 um trabalho que integra arte visual, dança e jogo, onde cria equipamentos para serem utilizados com o corpo. Recebeu o apoio de bolsas de pesquisa como Rioarte (2004), Vitae (2002) e Uniarte, da Faperj (2000). Seu trabalho tem sido mostrado em museus e festivais, como o MoMA (New York, 2014), Festival Temps D’Image (Paris, 2012), Worlds Together Conference, Tate Modern (Londres, 2012), Lig Art Hall (Coreia do Sul, 2012), PS 122 (NY, 2011), 29ª Bienal de São Paulo (2010), Centro de Arte Reina Sofia (Madrid, 2008), Festival In Transit (Berlim, 2001 e 2006), Ikon Gallery (Birmingham, Inglaterra, 2006), Don’t Call It Performance, El Museo Del Barrio (NY, 2004), Festival de La Batiê (Geneva, 2002), Tempo, MOMA de New York (2001), II Bienal de Lima (Peru, 2000), Encontros Acarte (Lisboa, 2000) e Panorama da Arte Brasileira do MAM-SP (1999), entre outros.

Michel começou a desenvolver equipamentos corporais no período em que frequentou a faculdade de música, onde se formou como professor. Foi nesta época que descobriu que poderia inventar novos instrumentos e que estes não precisavam ser musicais, mas poderiam servir também para uma autoinvestigação de si mesmo e do processo de interação com o outro.

SERVIÇO:

Santa Cruz Shopping leva à Zona Oeste a Máquina de Desenhar

Data: 27/02/16

Horário:  das 10h às 12h; das 13h às 17h

Local: Praça de eventos

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

O Santa Cruz Shopping fica na Rua Felipe Cardoso, 540 – Santa Cruz – Tel: (21) 2418-9400.

Postado em Ciência & Tecnologia