Propriedade Intelectual na Zona Oeste

O Professor Anderson Moraes de Castro e Silva, coordenador do Laboratório Harpia do Departamento de Computação da Uerj-Zo, tem se destacado por seu trabalho inovador e impactante na comunidade.  Com o projeto “Propriedade Intelectual para Empreendedores”, criado ainda no Centro Universitário da Zona Oeste – UEZO,  incorporado em março de 2022 pela Uerj, ele tem debatido a importância do registro da Propriedade Intelectual, em especial para os micro empreendedores da região, recém chegados ao mercado de trabalho, principalmente aqueles inseridos através de programas de inserção social, como os trabalhadores informais, desempregados, donas de casa e artistas. 

A concepção do projeto surgiu da percepção de que as ações de empreendedorismo praticadas não consideravam a criação de uma marca que a ajudasse a identificar o público alvo, favorecendo as vendas e a consequente fidelização do cliente.

Nesse cenário, foram criados cursos e oficinas de capacitação em Empreendedorismo e Propriedade Intelectual que atenderam a dezenas de interessados e em curto prazo atingiram centenas de alunos. O sucesso levou à criação de um curso de extensão virtual que não demorou a viralizar e atender um número significante de interessados, com destaque para os artistas periféricos e empreendedores da economia criativa – artesãos, performers, músicos, dançarinos – que apreenderam a dar nomes a seus produtos, registrar, criar e proteger sua marca.
O projeto tem conseguido com sucesso atingir seu objetivo que é inserir ou reinserir no mercado os moradores da Zona Oeste, ensinando-lhes como proteger suas criações. Atualmente, o professor Anderson está ministrando um curso no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente – CRIAAD Santa Cruz, do Departamento Geral de Ações Socioeducativas – DEGASE, órgão do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que executa as medidas judiciais aplicadas aos adolescentes em conflito com a lei. Com uma abordagem educativa e acessível, o projeto Propriedade Intelectual para Empreendedores está transformando vidas e fortalecendo a economia criativa na região.
A artista Denise Mulher é fruto do Curso de Empreendedorismo e Propriedade Intelectual do Professor Anderson e disse que o curso abriu sua mente para a importância de padronizar seu serviço, mostrar a cara, mas com segurança e técnica, com marca, produtos e serviços registrados.

Destacou ainda, que começou a lecionar fotografia para mulheres empreendedoras com celular, e com outra visão do negócio passou a dar dicas para sua alunas. “Me senti mais confiante”.

“Hoje, mudei o logotipo de minha empresa, ampliei, setorizei e personalizei meus serviços”, comemorou.