Zico quer câmeras de segurança em pontos de ônibus

As câmeras de segurança já estão instaladas em toda a cidade e são utilizadas para inibir a prática de crimes e ajudar a polícia durante as investigações. Pensando em reduzir a insegurança na cidade, o vereador Zico (PTB) apresentou o Projeto de Lei n° 247/2017 para obrigar a instalação de câmeras de monitoramento nos pontos de ônibus.

De acordo com a medida, a Prefeitura deverá escolher pontos de ônibus com maior índice de criminalidade para instalar as câmeras de monitoramento, utilizando como referência o último levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Segurança – SESEG. A aquisição e instalação do equipamento serão de responsabilidade das empresas concessionárias, que não poderão incluir no cálculo do valor da tarifa as despesas com a segurança dos passageiros.

As câmeras deverão cobrir todo o espaço do ponto de ônibus e captar imagens coloridas com resolução capaz de permitir a identificação dos criminosos. Essas imagens ficarão à disposição do Poder Público, especialmente autoridades policiais, pelo prazo de 120 dias.

O vereador afirma que “ninguém pode ficar omisso ou indiferente diante das situações de risco impostas por ações criminosas que sucedem em todos os cantos da cidade, deixando um rastro de pessoas traumatizadas e subtraídas de seus bens. A segurança é problema de todos e as empresas que exploram o transporte coletivo de passageiros não podem ficar à margem da situação atual de insegurança da população, que são os seus clientes.”

 

Postado em _Destaque, Projetos