Vereador Zico propõe ônibus do Rio com suporte para transportar bicicletas

A utilização da bicicleta como transporte alternativo é uma tendência mundial. Para promover a utilização deste meio de transporte não poluente, o vereadore Zico (PTB) junto com outros 4 vereadores, apresentaram o Projeto de Lei nº 1.506/2015, que trata da instalação de suporte para bicicletas em ônibus.

O que eles não perceberam é que devem ordenar suas idéias. Antes das bicicletas deve vir às ciclovias. As poucas ciclovias existentes na Zona Oeste foram construídas sem observar os mais elementares critérios técnicos e operacionais. Faltou compromisso com a política pública de mobilidade urbana por meios da bicicleta.

Segundo eles, todas as empresas, concessionárias e permissionárias de transporte coletivo urbano, deverão disponibilizar suportes para bicicletas, na parte dianteira externa dos veículos, sem custos adicionais na tarifa.

“ O Rio de Janeiro terá, até 2016, cerca de 450 km de ciclovias integradas aos mais diversos modais, em todas as regiões da cidade.  A adequação aos ônibus permitirá ampliar a mobilidade dos ciclistas para que o Município siga a tendência mundial de utilizar a bicicleta como meio de transporte pessoal nos deslocamentos diários. Esta proposta já funciona em outras cidades, como Los Angeles e Paris”, justificaram.

 

Postado em _Destaque, Projetos