- I Feira Literária Parque Realengo recebe atrações do Colégio Pedro II
- Colégio Pedro II e Paróquia N. Sra. da Conceição apresentam Cantata de Natal em Realengo
- Governo do Estado e AECG inauguraram o Segurança Presente Campo Grande
- Victor Santos acena com reforços nos efetivos da 35ª DP e 40º BPM em Campo Grande
- Ex-alunos do Raja voltam a se reunir em Campo Grande
Vereador pede tombamento da Ilha e Barra de Guaratiba
A Ilha e a Barra de Guaratiba, exploradas pelo homem desde 1579, são importantes localidades situadas entre duas unidades de conservação ambiental, a Reserva Biológica e Arqueológica de Guaratiba e o Parque Estadual da Pedra Branca. Quando a região passou a ser considerada área urbana pela municipalidade, tornou-se necessária uma ação de governo para proteger esse patrimônio natural da especulação imobiliária e dos crimes ambientais. Por este motivo, o vereador Leonel Brizola Neto (PSOL) propôs o Projeto de Lei nº 1.733/2016, que cria a Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana (APARU) da Ilha e Barra de Guaratiba.
Dentre os principais objetivos da medida destacam-se a recuperação e a preservação do ecossistema local, a preservação de exemplares ameaçados de extinção e estudos científicos sobre a flora e fauna local.
Além de proibir o corte ou extração da cobertura vegetal, caça e pesca, introdução de vegetação não nativa, obras de saneamento e engenharia, despejo de resíduos e novas edificações, o projeto prevê também a criação de um Escritório Técnico. A unidade será encarregada de promover programas e projetos de educação ambiental, fiscalização, uso sustentável de recursos naturais e paisagísticos e monitoramento de intervenções.
“Como cariocas apaixonados por nossa querida Ilha e Barra de Guaratiba, pedimos o tombamento de seu patrimônio natural/histórico/ambiental a fim de que nossas maiores riquezas sejam preservadas para nossos filhos e netos”, declarou Brizola Neto.