Vereador Marcelino D’Almeida vai homenagear melhores dos barracões de Escola de Samba

A Câmara do Rio já aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei n° 1952/2016, de autoria do vereador Marcelino D’Almeida (PP), que inclui o Dia do Prêmio Plumas e Paetês Cultural no Calendário Oficial. A data será comemorada no sexagésimo dia após a terça-feira de carnaval.

O Prêmio Plumas e Paetês Cultural foi elaborado para homenagear os artífices e profissionais que atuam nos bastidores do carnaval carioca, por meio de uma premiação anual temática, com a entrega de um troféu reverenciando grandes nomes do cenário cultural e artístico brasileiro.

A medida, que contempla 26 categorias profissionais, irá laurear anualmente cerca de sessenta trabalhadores, em uma grande celebração em torno da economia criativa do carnaval carioca e irá contribuir para a valorização profissional, inclusão social e cultural dos envolvidos.

As categorias agraciadas serão: Aderecista, Artesão, Carnavalesco, Carpinteiro, Compositor, Coreógrafo, Costureira, Desenhista, Destaque de Luxo, Escultor, Ferreiro, Figurinista, Gestor de Ateliê, Iluminador, Maquiador Artístico, Pesquisador e Pintor, Jornalista, Fotógrafo, Repórter, Radialista, Gestor de Mídia, Produtor Cultural (do melhor Bloco de Carnaval), Projeto Inovado no Carnaval, Personalidade do Carnaval e “Eu Sou o Samba”.

De acordo com o parlamentar, “o prêmio é considerado um dos mais respeitados deste segmento, por ter como marco norteador o ineditismo dos seus propósitos; ao proporcionar espaço, visibilidade e o reconhecimento aos trabalhadores que atuam na criação, produção, gestão e cobertura do carnaval carioca”.

 

 

Postado em _Slider, Cultura