- Por Arnaldo Menezes: Meus dias de criança
- Diogo Borba não explicou a paralização do Mergulhão de Campo Grande
- Concluída a perfuração da primeira galeria do túnel de Campo Grande
- Grupo Artístico participa da celebração dos 12 anos do Terreiro de Crioulo em Realengo
- Mestre Brício Assume a Bateria da Swing da Coruja
Vai às compras na Black Friday? Confira as dicas do Inmetro!
Para ajudar os consumidores na difícil tarefa de escolher em meio às promoções da Black Friday, reunimos as principais recomendações sobre os produtos mais desejados e que são regulamentados pelo Inmetro.
As ofertas da Black Friday podem ser uma excelente oportunidade para comprar o que você está precisando ou para adiantar as compras de Natal. Entretanto, para fazer um bom negócio, além do preço, é preciso considerar outros aspectos, como saúde, segurança, eficiência energética, entre outros.
Muita calma e informação são as bases para escolhas mais assertivas. Assim, o consumidor não comprará por impulso e terá elementos para analisar se a aquisição vale a pena de fato. Para apoiar a população nessa avaliação, dentre os produtos com maior intenção de compra no próximo dia 27 de novembro, selecionamos os que são regulamentados pelo Inmetro e fizemos uma lista de itens que devem ser checados.
Eletrodomésticos
- Selo de segurança: 183 tipos de eletrodomésticos possuem o selo do Inmetro, atestando que foram avaliados quanto à segurança. Isso inclui: aspiradores de pó, máquinas de cortar cabelo, lava-louças, batedeiras e processadores de alimentos, que são produtos que tiveram expressivo crescimento de vendas durante o isolamento social, entre outros.
- Etiqueta de eficiência energética: entre esses eletrodomésticos, alguns também devem apresentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, informando sobre a eficiência energética e o consumo de energia. Ex.: geladeiras, televisores, etc.
- Selo Ruído: os aparelhos que fazem mais barulho (liquidificadores e secadores, por exemplo) devem ter esse selo na embalagem, informando a potência sonora em decibéis e classificando os aparelhos de 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso).
Roupas e demais produtos têxteis
Algumas informações são obrigatórias:
- Dados do fabricante ou do importador (nome, razão social ou marca e CNPJ);
- País de origem do produto;
- Composição têxtil (indicação em percentual da massa do produto);
- Cuidados com a conservação (Símbolos de lavagem, alvejamento, secagem, passadoria e cuidado têxtil profissional);
- Indicação de tamanho ou de dimensões expressas em unidades do Sistema Internacional (por exemplo: milímetros, centímetros ou metros).
Essas informações devem ser colocadas de maneira permanente e indelével no meio do produto têxtil. Esse meio pode ser uma etiqueta, selo, rótulo, decalque, carimbo, estampagem ou similares.
Brinquedos
- O selo de identificação da conformidade do Inmetro;
- faixa etária a que o produto se destina;
- informações sobre o conteúdo;
- instruções de uso, de montagem e alertas de segurança.