UFA! Consumidores campo-grandenses respirarão aliviados

A Unidade Fornecedora de Alívio-UFA-, banheiro público alternativo instalado pela Seconserva no calçadão de Campo Grande, está com os dias contados. A Secretaria Municipal de Conservação recebeu um pedido da Associação Comercial do bairro e vai retirar a geringonça – mikitório tipo cercadinho de aço- instalada em um dos maiores centros comerciais da cidade. A falta de limpeza e privacidade são as principais queixas da população. “No bairro boêmio da Lapa e no Pechincha – Jacarepaguá o equipamento é aceito e os comerciantes ajudam a conservar; na Central do Brasil o número de usuários é muito significante e exige limpeza constante; na Glória precisou ser deslocado para outro ponto próximo a pedido da vizinhança; na Praça General Osório –Ipanema- a comunidade local faz boicote e também vai ser retirada. Na próxima segunda – feira faremos uma supervisão no Calçadão de Campo Grande e em seguida procuraremos outro local que queira receber o equipamento”, esclareceu a assessoria de imprensa da Seconserva que cuida de outras 21 Unidades Fornecedoras de Alívio na cidade. “Já pensou se entre uma vitrine e outra você pudesse parar  dar uma mijadinha?”, ironizou um transeunte.

Banheiros químicos que não garantam a privacidade dos usuários estão proibidos no Município. É o que estabelece a Lei nº 5.700/2014, de autoria do vereador Dr. Jorge Manaia (PSD).

banheiro holandes

Segundo a assessoria de imprensa do vereador a geringonça foi criada inspirada no banheiro químico holandês que a prefeitura tentou implantar no carnaval passado e o decreto do vereador Jorge Manaia impediu. A Assessoria de Imprensa do vereador se limitou a mostrar o banheiro holandês sem esclarecer se a Seconserva está descumprindo a lei.