U

 

A Universidade Positivo (UP) acaba de chegar em Campo Grande, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. O novo polo da instituição oferece 37 cursos da modalidade a distância: são 22 graduações (bacharelado, licenciatura e tecnólogo) e 15 pós-graduações (especialização e MBA). As provas de seleção podem ser agendadas pelo site www.up.edu.br. Além disso, os alunos também podem tentar ingressar no Ensino Superior usando a nota do Enem de qualquer ano anterior. Os cursos de pós-graduação são modulares, por isso permitem entradas ao longo do ano todo.

Campo Grande é o primeiro polo da Universidade Positivo na cidade do Rio de Janeiro e o segundo no estado – o primeiro fica na cidade de Volta Redonda, no sul Fluminense. No Brasil, a UP tem cursos em mais de 70 cidades, em 15 estados e no Distrito Federal.

Segundo o Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as matrículas de cursos de graduação a distância aumentaram 182,5% entre 2008 e 2018 – na modalidade presencial, o crescimento foi de 25,9%. Em 2018, no EAD, foram mais de 2 milhões de matrículas, o que representa uma participação de 24,3% do total de matrículas da graduação.

Para o reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, o crescimento no número de alunos de EAD no Ensino Superior tem forte poder de transformação social, pois envolve pessoas que dificilmente poderiam cursar o Ensino Superior presencial. “Além disso, por alcançar com mais facilidade diferentes regiões do país, oferece a oportunidade de qualificação para uma população que vive em cidades menores e de difícil acesso à capital, o que por si só é muito importante, pois favorece um desenvolvimento mais homogêneo do país”, acrescenta.

Postado em _Destaque, Educação