Thomas Donohoe trouxe o futebol para Bangu e casou-se com uma brasileira

 

Quando Thomas Donohoe chegou a Bangu no início de 1904, ele não encontrou o tão esperado jogo de Futebol que estava acostumado a jogar em sua terra natal.
Após verificar que o seu contrato de trabalho com a Fábrica de Tecidos Bangu seria longo, mandou vim da Inglaterra sua esposa Elizabeth Montague com quem tinha contraído enlace matrimonial em 1890, junto com os dois filhos do casal, John com 3 anos e Patrick de apenas seis meses. Donohoe não esqueceu de solicitar a esposa que trouxesse uma bola de Futebol, para que ele, junto com outros estrangeiros (principalmente ingleses) pudessem praticar o velho esporte bretão em terras banguenses.
E assim o futebol foi jogado pela primeira vez em solo brasileiro.
Recentemente, quando estávamos inaugurando o belíssimo monumento confeccionado por Clécio Regis, em homenagem a Thomas Donohoe, no Shopping Bangu, foram surgindo novas descobertas: apareceu uma parente de Thomas Donohoe, moradora de Padre Miguel, que chegou trazendo fotos e a certidão de óbito original de Patrick Donohoe, além de comentar que seus parentes mais velhos sempre diziam que ele foi o inventor da bicicleta (fato já exposto aqui na página).
Durante as pesquisas, um fato que chamou a atenção. Foi a carência de fotos de Thomas Donohoe. Existia uma de terno, tipo três por quatro, outra que a Julia Rovere tinha encontrado na Escócia, quando ela esteve neste país pesquisando sobre a vida de Donohoe, foto esta do período em que ele trabalhava na fábrica em Busby, e recentemente encontramos mais uma foto junto com a primeira equipe de futebol do Bangu. A mais tradicional de todas as fotos e a que ele aparece ao lado da esposa, nos jardins de sua casa, na Rua Fonseca número 7, que era bem em frente a Fábrica de Tecidos.
A princípio pensamos que essa era Elizabeth a responsável por trazer a bola, para o tão importante jogo de futebol. Porém, após fazer uma pesquisa, verificamos que está e a segunda esposa de Donohoe, como atesta o Jornal “O Imparcial” de 31 de Maio de 1918. (foto).

rogerio melo thomad donoohoe
A sua segunda esposa era brasileira e chamava-se Abigail da Silva Torres.
Com relação a Elizabeth Montague, não temos notícias de seu paradeiro, no entanto esperamos através de novas pesquisas encontrar qual foi o seu destino.

 

Postado em _Destaque, Colunistas