Tem Projeto Novo em Guaratiba

A Ong Vida Feliz da empreendedora cultural guaratibana Yeda Thomé, apresentou à Secretaria Municipal de Cultura, no âmbito do Programa de Fomento à Cultura Carioca – FOCA – o projeto “Identificando a Biblioteca”, e foi selecionado.

Baseado na Biblioteca Comunitária José Vieira Filho, organismo da Ong Vida Feliz, que conta com mais de quatro mil títulos catalogados no Biblivre, com acesso pela internet para pesquisa, o projeto “Identificando a Biblioteca” tem como objetivo principal revigorar a identificação com a Biblioteca Comunitária através de ações de cultura e lazer, bem como sinalizar ainda mais o caminho que leva à biblioteca, com uma melhor acessibilidade e com atividades atrativas.

Desta forma, serão realizadas atividades como: dinâmica de grupo, oficinas de produção artística e literária, artesanato e artes plásticas, capacitações para contadores de histórias e auxiliar de biblioteca (catalogação e organização do acervo).

A realização de encontros públicos na sede da Ong Vida Feliz e em equipamentos culturais regionais, para ampliar o relacionamento entres os participantes e a comunidade de Guaratiba, através de dinâmicas de grupo e contação de histórias, e valorizar o hábito da leitura e do prazer pela literatura através do Clube da Leitura, também está na programação.

 

Sônia Abreu
Raissa Vieira

Sob a coordenação de Maristela Gioseffi, o projeto conta com a participação da também produtora cutural Sônia Abreu – Clube de leituras e oficina de contação de histórias; Raíssa Vieira Artesanato (macramê); Alex Macedo e Mestre Juninho – Dinâmicas de Grupo -; Dalferson Vieira – professor de xadrez –, e Artes plásticas, produção artística e literatura, ainda sem operador..

Segundo Ieda Thomé, o projeto socorre uma região é classificada como de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), onde é expressivo o desequilíbrio social e cultural nos bairros, acarretando uma baixa perspectiva de crescimento e empoderamento, e se faz necessário a formação de agentes multiplicadores da cultura para expandir conhecimentos de maneira interativa e lúdica, propagando valores regionais que constituiu e ainda prevalece como identidade.

“Entre as ações do projeto destaca-se  a contação de história, que além de propor um ambiente aprazível a todos que estão usufruindo do repertório cultural, abri oportunidades para o desenvolvimento da imaginação que construirá a identidade social do espectador, acarretando uma absorção mais agradável e divertida do conteúdo, despertando experiências, desenvolvendo o lúdico e linguagens, ampliando vocabulários e fortalecendo a confiança e a qualidade de vida perante o cotidiano”, lembrou Yeda Thomé, e concluiu: “A Zona Oeste é uma área carente de opções para o idoso, diferente da Zona Sul. É frequente que as pessoas associem a idade avançada a um embotamento do raciocínio e da criatividade. Entretanto, o contato com expressões artísticas e o desenvolvimento de atividades em diferentes áreas, ampliam significativamente as conexões neuronais, influenciando na melhora da qualidade de vida do idoso e seus familiares.

Reunião de planejamento

Nosso principal objetivo é evitar o isolamento social e a institucionalização do idoso; pretendemos fortalecer os vínculos familiares através de orientações à família sobre os cuidados básicos necessários ao idoso; incentivar e promover a participação da família e da comunidade na atenção ao idoso. Para isso estamos realizando atividades diárias de educação física, artesanato, palestras sobre direitos humanos, justiça social e cidadania, campanhas educativas e preventivas, passeios e confraternizações. Pretendemos facilitar também a acessibilidade ao projeto. O problema é que vivemos uma mudança sem precedentes na composição etária da população brasileira. Em face de uma sociedade cada vez mais envelhecida, apresentam-se novos desafios na elaboração de projetos que atendam esta população. Na prática, realizamos atividades diariamente com professores habilitados, embora, muitas vezes, voluntários. Realizamos encontros com os familiares nos eventos de café da manhã, saraus de poesias, passeios e excursões. Através do jornal Guarazão, boletim informativo da Vida Feliz, divulgamos as atividades realizadas e a realizar. Nosso público direto são os idosos e seus familiares”.

Conheça mais alguns projeto da Zona Oeste aprovados pelo FOCA:

Primeira Arte Mural no Corredor de Campo Grande de Alan dos santos Castillo;

Tiago dos santos Mathias pereira – Festival de Música e Cultura de Rua de Bangu de Tiago dos Santos Mathias Pereira; Centro de Memórias de Padre Miguel de Roger dos Santos Almeida; Campo Grande Histórias em Movimento de José Wilson Oliveira Fontenele;

J streak Maia dos santos – Miss e Mister Bangu Beleza Cook Propósito de  J. Streak Maia dos Santos e Role Digital Campo Grande de Micaella Martins de Oliveira Souza, entre outros.

 

Postado em _Destaque, Literatura