SuperVia libera embarque com bicicleta nos trens em dias úteis

 A partir desta segunda-feira, 13 de outubro, a SuperVia irá liberar o embarque com bicicletas nos trens, de segunda a sexta-feira, a partir das 21h, no último carro das composições. Desde 2012, os clientes podem embarcar com bikes aos sábados, após as 14h, e aos domingos e feriados, durante todo o dia. A novidade é mais um avanço da concessionária, que busca oferecer à população do Rio de Janeiro um transporte prático e não poluente. Desde o início da liberação, em abril de 2012, até setembro de 2014, já foram mais de 30 mil embarques e, só neste ano, foram mais de nove mil acessos.

 

“O embarque com bicicletas nos dias úteis faz parte da transformação que estamos vivendo e é um passo a frente que damos para tornar o modal ferroviário ainda mais sustentável em um mundo que discute, cada vez mais, a proteção ao meio ambiente. Pretendemos incentivar a população a fazer essa integração nos seus deslocamentos”, destaca o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha.

 

Outra medida que contribui para incentivar o uso da integração bicicleta+trem são os bicicletários gratuitos instalados nas estações Japeri, Engenheiro Pedreira, Santa Cruz, Realengo, Bangu e Saracuruna. Eles oferecem um total de 4 mil vagas e contam, ainda, com oficina para pequenos reparos, bombas de ar para calibragem de pneus e bebedouros. Funcionam de segunda a sexta-feira, das 4h às 0h, e aos sábados, das 4h às 23h. A guarda de bicicletas também está aberta para o público que não utiliza o trem, com custo de R$ 1 por dia. De acordo com estudos realizados pela SuperVia, a bicicleta é o principal meio de transporte utilizado pelos moradores da Baixada Fluminense e da Zona Oeste para chegar às estações. Pesquisas da concessionária também mostram que, dos passageiros que utilizam a bicicleta como meio de transporte complementar, 77% estão indo para o trabalho, 8% para a escola e 5% estão se deslocando para locais em que realizarão atividades de lazer.

{loadposition folhadaterra-posicao10}

{jcomments on}

 

Postado em Trânsito