Sindicato do Produtor Rural anuncia parceria com o Senar

O Sindicato do Produtor Rural do Município do Rio de Janeiro em parceria com o Senar- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-, organismo do sistema S (Sesi, Senai, Sebrae, Senac),  se reuniu com produtores rurais da Zona Oeste na manhã de quinta-feira (23.02), na sede do sindicato, na Estrada do Monteiro, 643/ 201, em Campo Grande, para apresentar-lhes o Programa de Assistência Técnica e Gerencial, que oferece serviços gratuitos sob demanda dos produtores, quando um técnico visita a propriedade e faz um diagnóstico do empreendimento e o planejamento das ações.

O presidente do Sindicato, Cláudio Baratta (esq.), orientou o supervisor do Senar Carlison Costa durante os trabalhos

Carlison Costa de Souza, supervisor técnico do Senar fez a apresentação.
A execução do programa dura 2 anos e passa pelas fases de diagnóstico, planejamento, adequação e execução. Para participar basta procurar o sindicato munido da inscrição estadual. Aqueles que não se enquadrarem no programa podem contar com o próprio programa para se preparar.
Outros serviços fora do programa são  oferecidos sem custos para o produtor Rural. O curso de Operador de Máquinas Agrícolas é um exemplo.
Dezenas de produtores rurais participaram da reunião com entusiasmo, tirando dúvidas e mostrando possíveis impedimentos.

João Borba, produtor de banana do Sítio Primavera, em Guaratiba, já cliente do Senar, elogiou o serviço, mas criticou o excesso de burocracia dos órgãos fiscalizadores que exigem nota fiscal eletrônica mas não garantem o sinal de internet;
Vitor Paes Leme, presidente da Associação Rural Guaratiba, incentivou a participação de todos no programa. ” Me especializei em Direito Agrário e Meio Ambiente para defender melhor nossos associados, exemplificou.
O engenheiro agrônomo Fábio Soares da Coordenadoria de Agricultura, Pecuária e Pesca (centro), assessor parlamentar do vereador Zico da Zona Oeste Raiz, destacou a relevância da produção rural da Zona Oeste.  “Precisamos sair da sombra criando diversos movimentos. Esse aqui é um exemplo, outro, foi a criação recente da primeira cooperativa de produtores rurais no Mendanha, temos que fazer outros mais, botar a cara e mostrar a nossa importância para a cidade. Temos muita produção e precisamos aparecer. Nossa coordenadoria está à disposição de todos, estamos brigando por uma unidade de ensino voltada para a agricultura para impedir a evasão dos filhos dos produtores do setor”, disse Fábio Soares.
A diretoria do Sindicato – Dionísio Tolomei, Pedro Paulo de Oliveira Melo, Eduardo Tolomei -, capitaneada pelo presidente Cláudio Baratta, fez as honras da casa destacando a participação de cada produtor, agradecendo a explanação do técnico do Senar Carlison Costa, e lembrando a importância dessas parcerias para o futuro da produção rural na Zona Oeste.

Postado em _Slider, Economia, Noticias