Sem representação na Zona Oeste fiéis receberão a primeira benção do ano na Tijuca

Depois do Natal e das festas de Ano Novo, o carioca já tem agendado um encontro com os frades capuchinhos para entrar 2020 abençoado, ‘com o com pé direito,’ como muitos afirmam. No Convento dos Frades, na Tijuca (RJ), os preparativos para as bênçãos da primeira sexta-feira do ano – dia 3 – estão adiantados. Todas as pastorais já estão mobilizadas para o trabalho de um dia inteiro de missas e Bênçãos dos Barbadinhos, que também acontecem durante todo o ano, sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

No próximo dia 3, a primeira missa no Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca, será celebrada a partir das 5h da manhã, seguindo-se celebrações de hora em hora, com as bênçãos sendo concedidas com aspersão de água benta. A última missa acontecerá às 19h. Durante todo o dia haverá também a distribuição de garrafinhas com água benta.

A Bênção dos Capuchinhos

De acordo com a história, tudo teve início em 1886. Naquela época, Frei Fidélis de Ávola, um fervoroso devoto de Nossa Senhora de Lourdes, curado de uma grave enfermidade com água benta, mandou construir uma gruta dedicada à Santa, ao lado da Igreja de São Sebastião, localizada no extinto Morro do Castelo, no Centro do Rio. A partir de então, os freis franciscanos capuchinhos passaram a dar a bênção sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

Com o passar dos anos, o número de fiéis foi aumentando juntamente com a crença de se começar bem o novo ano, abençoado por Deus, com essa bênção especial na primeira sexta-feira de janeiro. Ainda de acordo dados históricos, a partir da transferência da Igreja do Morro do Castelo para a Rua Haddock Lobo, 266, na Tijuca, em 1931, a bênção passou a ser dada no atual Santuário Basílica Menor de São Sebastião.

A tradicional Bênção dos Capuchinhos, também conhecida como Bênção dos Barbadinhos, concedida na primeira sexta-feira de cada ano, é considerada, desde 2014, Patrimônio Cultural Carioca, junto com a procissão da festa de São Sebastião, realizada no dia 20 de janeiro.

No dia 3 de janeiro de 2020, a Bênção dos Capuchinhos será feita após as missas, que serão celebradas nos seguintes horários: 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17, 18h e 19h. O endereço da Basílica é Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca, próximo à estação Afonso Pena do Metrô.

Postado em _Slider, Cultura, Noticias