Santa Cruz ganhou centro de atendimento para mulheres em situação de violência

A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, inaugurou o segundo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e o Núcleo Especializado de Atendimento Psicoterapêutico (NEAP) Tia Gaúcha, nesta quinta-feira (5/1), em Santa Cruz. Pela primeira vez, a Zona Oeste recebe um serviço exclusivo para mulheres em situação de violência, que funcionará na Policlínica Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz. O local oferecerá atendimento psicossocial, assistencial, orientação jurídica e acompanhamento psicoterapêutico.

– O CEAM Tia Gaúcha tem o propósito de combater a violência contra as mulheres. Temos uma equipe qualificada, com psicólogas, assistentes sociais e advogadas, que dão todo o apoio. Este CEAM é aguardado há anos aqui na Zona Oeste do Rio, território muito desafiador, onde, infelizmente, temos taxas de feminicídio graves. Trazer um atendimento especializado para  essa região é uma resposta para a vida de todas as mulheres – afirmou a secretária Joyce Trindade.

No novo CEAM, as mulheres também poderão solicitar os auxílios financeiros disponíveis na Prefeitura do Rio, como o Move-Mulher, cartão para pagamento de passagens de ônibus, e o Cartão Mulher Carioca, benefício para compras no valor de R$ 500 por mês.

Como tradição, a Secretaria da Mulher batiza seus equipamentos em serviços com o nome de mulheres que foram destaque em suas regiões no Rio de Janeiro. Tia Gaúcha foi uma emblemática liderança do movimento de mulheres da Zona Oeste.

O CEAM Tia Gaúcha é o terceiro centro especializado em violência contra a mulher da Prefeitura do Rio na Zona Oeste. Os dois primeiros foram as  Casas da Mulher Carioca em Realengo e Padre Miguel.

 

Postado em _Slider, Comunidade, Noticias