Restauração da escultura de Iemanjá em Sepetiba foi presente pelos 454 anos do bairro

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), comemorou nesta segunda-feira (05/07) o aniversário de 454 anos de Sepetiba, na Zona Oeste, devolvendo à população a escultura de Iemanjá que fica na Praia do Recôncavo. Instalada sobre uma pedra dentro d’água, a imagem atrai turistas e os devotos da Rainha do Mar. Todo ano, no dia 2 de fevereiro, é realizada no local uma grande festa em honra da divindade de matriz africana, considerada a protetora da pesca e mãe de todos os orixás.

Durante o evento, houve canto e dança em homenagem à Rainha do Mar, ao som de atabaques .

Para executar a restauração, a Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Seconserva, chamou o artista Lucas Ururah, de 33 anos, nascido e criado em Sepetiba. Fundador do projeto Mariscarte, que usa as artes visuais para resgatar a memória local, Lucas tem uma ligação forte com a imagem da Praia do Recôncavo.  – Venho de uma família espírita e respeito muito Iemanjá, que sempre esteve presente na minha vida – explica. – Além de ser minha primeira referência em escultura, é um símbolo do bairro, como se fosse o nosso Cristo Redentor. É um lugar de muita energia e fé – acrescentou.

O serviço durou cerca de 15 dias e incluiu o conserto de rachaduras que marcavam a peça, feita em argamassa armada policromada, bem como o tratamento do ferro que sustenta o conjunto. Foram aplicadas novas camadas de cimento e tinta, além de terem sido produzidos moldes para confeccionar as mãos da imagem, que haviam quebrado. Durante o trabalho, teve-se que levar em conta o movimento das águas do mar, porque para chegar até a escultura é necessário aproveitar a maré alta e usar um barco.

O entorno do monumento também recebeu melhorias, com a recuperação das pedras portuguesas do calçadão e do piso intertravado de blocos de concreto. Para complementar a ação, que teve o apoio da Comlurb e da RioLuz, houve a revitalização dos brinquedos, a recuperação dos bancos, a pintura dos postes e a implementação de nova iluminação. A escultura de Iemanjá ganhou ainda mais destaque com a instalação de um refletor especial.

O oratório de São Jorge, que fica no calçadão da Praia do Recôncavo, recebeu limpeza na pedra frontal, pintura dos cavaleiros de Deus e a revitalização do jardim ao seu redor.

 

 

Postado em _Slider, Cultura