Reitora da UEZO recebe Medalha Chiquinha Gonzaga na Câmara do Rio

A professora Luanda Silva de Moraes, reitora da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), foi homenageada nesta sexta-feira (6) na Câmara Municipal do Rio, com a Medalha Chiquinha Gonzaga. Iniciativa da vereadora Tainá de Paula (PT), a solenidade contou com a presença do procurador geral do Estado do Rio de Janeiro, Bruno Dubeux, do deputado estadual Flávio Serafini (PSOL), do reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), professor Ricardo Lodi Ribeiro, dos vereadores Rocal (PSD) e Lindbergh Farias (PT), do deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), amigos e familiares da homenageada, e representantes da comunidade universitária da UEZO e do empresariado do Rio de Janeiro.

Primeira mulher negra reitora de uma universidade do Rio, Luanda de Moraes agradeceu a homenagem e ressaltou que o reconhecimento é resultado  de uma trajetória de resistência, existência, sobrevivência, frustrações e vitórias. “Esta homenagem representa muito para mim, uma negra retinta, mas também para mais de 50% da população brasileira autodeclarada negra e parda. Eu não estou sozinha”, discursou. A professora agradeceu ainda a família, em especial a mãe Efigênia de Moraes. “O seu objetivo de vida e de existência foi de formar cidadãos independentes e livres de qualquer coisa. Ela é a principal responsável por ser quem eu sou”, declarou.

Entre seus títulos, a professora Luanda de Moraes possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências e Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas da UFRJ e doutorado em Ciências e Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo mesmo instituto.

Participaram ainda da solenidade os vereadores Rocal (PSD) e Lindbergh Farias (PT), o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), amigos e familiares da homenageada, e representantes da comunidade universitária da UEZO e do empresariado do Rio de Janeiro.

A Medalha Chiquinha Gonzaga foi criada pela Câmara do Rio com o objetivo de homenagear personalidades femininas que reconhecidamente tenham se destacado em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais, no âmbito da União, Estados e Municípios.