Realengo: Dança Urbana e inclusão social no Fumacê

Espaço da Superintendência da Juventude, vinculada à Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), o Centro de Referência da Juventude Fumacê (CRJ Fumacê) vem usando o street dance (dança urbana) para integrar e transformar a vida dos jovens da comunidade. A responsável pela iniciativa é a professora Suellen Mascarem, cujo Projeto “Jovens de Periferia”, atende cerca de 40 alunos, incluindo pessoas com deficiência. As aulas acontecem segundas e quartas, a partir das 19h.

Segundo a professora, por explorar múltiplos movimentos, o objetivo do street dance é ajudar na transformação social e no desenvolvimento humano de cada aluno. Ela explica que os integrantes do projeto aprendem técnicas de respiração, posicionamento, direção e postura corporal.
– Aplicamos esses conhecimentos quase sempre em uma célula coreográfica para um melhor aprendizado. Mas o principal mesmo é a transformação social que a dança causa. Integrando e modificando a vida das pessoas – explica Suellen, aluna de dança da UFRJ, acrescentando que muitos dos alunos sonham em seguir carreira profissional.
Entre os alunos está Wendel de Oliveira, de 25 anos, que é deficiente intelectual e faz dança desde os oito anos de idade. A mãe do rapaz diz que desde a escola ele já gostava de música.
– O meu filho sempre foi agitado, mas como gosta de dança resolvi colocá-lo no CRJ. Ele melhorou muito o comportamento. Aqui ele se distrai e interage com as pessoas – afirma Ana Paula, mãe do dançarino.
As atividades físicas são recomendadas por professores e especialistas, desde a infância até a terceira idade. Além dos tradicionais esportes, como natação e futebol, a dança com seus diferentes estilos está tomando conta do espaço. Mas segundo especialistas os alunos interessados em ingressarem em qualquer atividade, devem fazer uma avaliação médica.
– A dança urbana trabalha equilíbrio, flexibilidade e autoestima do praticante. Só é contraindicada para pacientes cardiopatas graves – explica o Médico do Esporte, Antônio Polaco.
O CRJ Fumacê atende hoje cerca de 130 alunos nas seguintes atividades: Barbearia; Capoeira; Crossfit; Street Dance (dança de rua); Designer de Sobrancelhas; Desenho; Informática; Máquinas Pesada; Muay Thai; Treinamento Funcional; Violão; Vôlei; e Zumba. CRJ Fumacê fica na Rua Olavo Souza Aguiar – s/nº – Realengo.

Postado em _Slider, Cultura