Programa Favela com Dignidade chega a Pedra de Guaratiba

A Prefeitura do Rio levará o programa Favela com Dignidade ao Jardim Guaratiba, em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste, neste sábado (19/8). O projeto, coordenado pela Secretaria de Ação Comunitária, terá a oferta de serviços de secretarias e órgãos municipais, a partir das 8h30, no Ciep Hildebrando de Araújo Goes, na Estrada da Pedra, s/n. Serão oferecidas aos moradores da região vagas para o Ensino Fundamental I na nova escola em Pedra de Guaratiba, que está em fase final de construção, matrícula no Projeto de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e orientação para matrícula em creche e no Ensino Fundamental I e II, além de busca ativa de crianças que não estão frequentando a escola.

A equipe da Saúde estará presente com vacinação contra covid-19 e influenza, acolhimento e cadastro de novos pacientes para o programa de tabagismo, orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos internos e externos e de folhetos educativos, orientação sobre arboviroses (dengue, chikungunya, zika), além de informação sobre saúde bucal. Está prevista ainda atividade física e auriculoterapia.

Haverá também inscrições no programa Minha Casa, Minha Vida, orientação sobre a retirada de documentação civil, orientação sobre pessoas com deficiência, agendamento de castração de cães e gatos, oficina de maquiagem e atendimento ao consumidor pelo Procon Carioca para registro de reclamações, denúncias e consultas sobre direito do consumidor.

A Secretaria de Transportes vai dar dicas sobre a rede de transportes municipais que atende a região, cadastramento de mototaxistas no Moto.Rio, emissão de cartão de estacionamento para idoso e para pessoas com deficiência e recursos de multas de trânsito, além de prestar esclarecimentos sobre o Jaé, o novo cartão de pagamento dos transportes municipais.

O Favela com Dignidade tem o objetivo de garantir e facilitar o acesso aos serviços públicos à população que vive em comunidades, proporcionando melhores condições aos moradores dessas localidades. Implantado em 2021, o programa já promoveu 19 ações comunitárias conjuntas, levando serviços a 21,2 mil pessoas.

Estarão presentes equipes da Assistência Social, Saúde, Educação, Habitação, Cidadania, Pessoa com Deficiência, Políticas e Promoção da Mulher, Proteção e Defesa dos Animais,  Transportes, Esportes, Conservação, Defesa Civil, Comlurb, CET-Rio, Rioluz e Fundação Parques e Jardins.

Postado em _Slider, Comunidade