Programa “Conservando Rios” chega à Paciência

A Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma) inicia, nesta semana, o programa “Conservando Rios” em Paciência e Guaratiba. Os rios contemplados serão Cação Vermelho (1,251 km), hoje, terça-feira (20/03), e o Canal do Sena, amanhã (21). Totalmente reformulado (antigo Guardiões dos Rios), o programa vai empregar mão-de-obra local e de moradores de comunidades próximas, para realizar a limpeza dos rios. Nesta primeira fase, serão 25 frentes de trabalho, nos rios já mapeados, distribuídos em toda cidade.
Nessa nova versão, o programa prevê não só a limpeza, como também a questão da educação ambiental, pois em cada frente de serviço, haverá uma agente ambiental realizando trabalho educativo junto à população do entorno, assim como nas escolas da rede pública de ensino. O intuito é fazer com que as pessoas tenham consciência e parem de jogar lixo, sofás, geladeiras, etc, dentro dos córregos.
Outra novidade será a revegetação da faixa marginal do rio, quando for tecnicamente possível, a fim de fazer o plantio da mata ciliar com espécies nativas da mata atlântica, tais como aroeira, ingá, ipê, entre outras.

Postado em _Destaque, Meio Ambiente