Professora de Padre Miguel cria Kit Abraço para matar saudades dos alunos durante a pandemia

Com saudade do contato diário com os mais de 50 alunos da Escola Municipal Frei Vicente do Salvador, em Padre Miguel, Zona Oeste da cidade, a professora Maura Silva, de 47 anos, teve uma ideia bem original: criou o Kit Abraço. Com a bolsa cheia de capas de chuva plásticas e máscaras de tecido, tudo bem higienizado, ela foi à casa dos estudantes para abraçá-los, cena que emocionou pais e crianças.

– Eu tenho uma relação muito intensa com meus alunos, alguns eu acompanho há cinco anos.
Eles estavam com muita saudade. Eu fui dar um abraço para mostrar que a escola ainda está conectada com eles, mesmo com as aulas interrompidas desde março por causa da pandemia – explica a professora, que está há 20 anos na Rede Municipal de Ensino.

Maura Silva não queria apenas bater na porta de cada um e dar o abraço. Por isso, também contratou um carro de som para chegar tocando músicas que os alunos estavam acostumados a ouvir durante as tarefas na sala de aula. Combinou com os pais para que a visita fosse uma surpresa e o resultado do encontro com as crianças, a maioria com 8 ou 9 anos, foi emocionante.

– Um aluno, que é autista, quando começou comigo não falava nem comia. Mas hoje, quando vi o vídeo que ele mandou para a TV dizendo que está com saudade e mandando um beijo, logo pensei: Quantas barreiras o Marcinho não ultrapassou para fazer essa gravação. Esse resultado do nosso esforço no dia a dia é gratificante.

Para a secretária municipal de Educação, Talma Romero Suane, é fundamental esta relação estreita entre professores e alunos em todos os momentos.

– Independentemente de pandemia, é muito importante manter uma conexão forte com os alunos, perceber seus anseios e expectativas, fortalecer o contato. A professora Maura está de parabéns. Nossa proposta de trabalho é de intensificar o contato com os alunos porque isso amplia as condições de aprendizagem e é a essência da missão do educador – reforça Talma Suane.

Postado em _Slider, Educação