Prefeitura lança canal para denúncias anticorrupção

A Prefeitura do Rio, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM-Rio), lançou, nesta sexta-feira (19/06), o serviço “Anticorrupção Carioca”. A partir de hoje, qualquer pessoa pode fazer, de forma ágil e simples, a sua denúncia pelo e-mail [email protected] ou telefone (21) 2976-2976, nos dias úteis, de 10 às 17h.
A Controladora Geral do Município, Márcia Andréa dos Santos Peres, explicou que o serviço é exclusivo para receber denúncias sobre improbidade, corrupção, fraude, propinas, desvios de recursos e de qualquer tipo de vantagem. Outras denúncias continuam a ser recebidas pelo canal 1746.
– Trazer um canal exclusivo para denúncias ligadas à corrupção dentro da estrutura da CGM facilita o diálogo e a participação da sociedade no controle e no combate às práticas ímprobas no âmbito do Poder Executivo Municipal, já que a CGM está responsável pela apuração dos fatos, prevenção desses atos e pelo fortalecimento do ambiente ético na Prefeitura. E contar com os cidadãos é muito importante para que esta construção seja conjunta – explica Márcia Andréa.
Garantindo o sigilo e proteção das pessoas e das informações, a intenção da Prefeitura com o novo serviço é aproximar não apenas do cidadão como também os agentes públicos municipais e prestadores de serviços.
– Queremos incentivar que qualquer possa espontaneamente levar sua denúncia ao conhecimento da CGM-Rio, que irá apurar os fatos – afirmou a Controladora.

Próximo passo

Em breve, também será disponibilizado formulário eletrônico nos sites oficiais da Prefeitura para recebimento das denúncias.

Como denunciar

Para fazer denúncias sobre casos de corrupção, basta enviar um e-mail para [email protected] ou ligar para (21) 2976-2976, nos dias úteis, de 10 às 17h.

Prefeitura lança canal direto com a população para demandas sobre transportes

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Transportes, acaba de criar um canal de comunicação direta com os usuários do transporte coletivo da cidade, o “SMTR com VOCÊ”. O objetivo é receber sugestões e reclamações sobre os serviços dos ônibus convencionais e BRTs, buscando a melhoria dos sistemas.
Para isso, a SMTR disponibiliza a partir desta sexta-feira, 19/06, um número de Whatsapp, a fim de estimular a participação do carioca na construção de soluções para o transporte público da cidade. Os passageiros poderão enviar sugestões e informar falhas específicas nos serviços, o que também irá contribuir para identificar os pontos críticos e atuar sobre eles.
– Será uma ferramenta importante para que o cidadão possa colaborar com a melhoria do sistema de transportes da cidade, indicando os problemas para que a Prefeitura possa atuar diretamente – destacou o secretário de Transportes, Paulo Jobim.
É imprescindível que, ao registrar a solicitação, o usuário informe o dia, horário e local da ocorrência, linha, número de ordem do ônibus ou placa do veículo, para que as ações de fiscalização sejam devidamente direcionadas.
– Queremos promover uma gestão colaborativa, e a população tem um papel fundamental neste processo. Contamos com a participação dos usuários de ônibus para a eficácia deste canal inovador –  concluiu o subsecretário municipal de Transportes, Allan Borges.
A Comunicação será feita apenas por mensagens, não por ligações. O serviço estará disponível nos dias úteis, entre 9h e 18h. O número do Whatsapp é (21) 98909-3717.
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