Prefeitura entrega Campus Educacional em Nova Sepetiba

O prefeito Eduardo Paes e secretária municipal de Educação, Helena Bomeny inauguraram na manhã da sexta-feira (dia 6) o segundo campus educacional do Rio e o primeiro a ser instalado na Zona Oeste. Com oito novas Escolas do Amanhã, o Campus Educacional Nova Sepetiba vai beneficiar um total de 4.740 alunos na região, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. São três Espaços de Desenvolvimento Infantil (creche e pré-escola), três Primários (1º ao 6º Ano) e dois Ginásios (7º ao 9º Ano). O Campus foi construído pela Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola.

– São quase cinco mil vagas em tempo integral beneficiando à população de Sepetiba. Aqui os alunos vão entrar bebê na creche e saberão que vão estudar em um primário ao lado e posteriormente em um ginásio também no mesmo campus. Tudo isso, com sete horas de aulas, três refeições e professores qualificados – contou a secretária Helena Bomeny.

Uma das metas estratégicas da Prefeitura do Rio é ter, até o fim de 2016, 35%dos alunos da Rede Municipal estudando em tempo integral, em turno de sete horas. Entre as medidas adotadas para alcançar a meta está o Programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola. Até dezembro, terão sido entregues este ano 119 unidades escolares, sendo 110 pelo Fábrica de Escolas do Amanhã. Ao longo dos oitos anos da atual administração, terão sido construídas mais de 300 unidades de ensino pela Prefeitura do Rio.

O prefeito Eduardo Paes ressaltou a importância da família no processo escolar do aluno.

– Para seguirmos em frente é preciso que todos trabalhem juntos. Estamos inaugurando essas escolas, que são da população. Os responsáveis dos alunos tem um papel fundamental no andamento da escola. Precisam estar sempre presentes, que participando das reuniões e cobrando quando necessário – destacou.

As quatro Fábricas de Escola do Amanhã estão instaladas em pontos estratégicos das zonas Norte e Oeste da cidade: na Ilha do Governador, Vargem Grande, Bangu e Sepetiba. A localização facilita a logística de transporte e estocagem de material para as construções das escolas. Entre os bairros que serão beneficiados com as novas unidades escolares estão Campo Grande, Cosmos, Santíssimo, Inhoaíba, Sepetiba, Maré, Madureira, Manguinhos, Maria da Graça, Pavuna, Realengo, Santa Cruz, Jacarepaguá e Nova Sepetiba.

O projeto – coordenado e executado pela Riourbe, órgão da Secretaria Municipal de Obras – tem como base preceitos construtivos de modularidade, racionalidade, pré-fabricação, segurança, sustentabilidade, ergonomia, economia, conforto térmico, acústico e eficiência energética, com emprego de materiais sustentáveis. As estruturas das escolas são de um sistema construtivo mais ágil, compostas por elementos pré-fabricados que garantem a sustentabilidade e rapidez na construção.

Todos os ambientes escolares recebem tratamento acústico para garantir o conforto dos alunos e do corpo docente. Para isso foram empregados forros e painéis de vedação termo acústicos e esquadrias especiais. Os prédios possuem fachadas duplas com brises soleil, protegendo-os contra a incidência direta  do sol e permitindo a passagem de correntes de ar, tornando os espaços escolares mais confortáveis e arejados. As fachadas duplas são elementos fundamentais para diminuir a temperatura no interior da edificação com economia de energia, otimizando o de uso de aparelhos condicionadores de ar.

Desde 2009, a Prefeitura do Rio construiu na 10ª Coordenadoria Regional de Educação, que administra a área e o entorno que recebem as unidades do Campus Educacional Nova Sepetiba, 31 novas unidades escolares: 17 Espaços de Desenvolvimento Infantil e 14 escolas. Até o fim de 2016, a expectativa é que a prefeitura tenha construído em toda a região outras 29 novas unidades escolares, sendo 15 EDIs e 14 escolas.

Além do complexo em Nova Sepetiba, a Prefeitura do Rio entregou, em fevereiro, o Campus Educacional Maré, integrado por oito Escolas do Amanhã no Complexo da Maré, que também atendem da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e beneficiam 5.040 alunos da região.

O CAMPUS EDUCACIONAL NOVA SEPETIBA

– Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Kátia Mirando dos Santos – 300 alunos

– Espaço de Desenvolvimento Infantil Maria Rosangela Oliveira (Tia Neguinha) – 300 alunos

– Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Lilia Chaves da Costa: 300 alunos

– Escola Municipal Primário Walquir Pereira – 720 alunos

– Escola Municipal Primário Paralimpíadas Rio 2016 – 720 alunos

– Escola Municipal Primário Professora Clara Lúcia de Sousa – 720 alunos

– Escola Municipal Ginásio Emilinha Borba – 840 alunos

– Escola Municipal Ginásio Professor Neemias Rodrigues de Mello – 840 alunos

 

Postado em Educação