Prefeitura abandonou o Planetário de Santa Cruz

No momento em que se comemora o Bicentenário da Independência do Brasil e o bairro de Santa Cruz é elevado à categoria de Bairro Imperial, a Fundação Planetário do Rio não responde telefonemas nem e-mails e se recusa a nos informar detalhes sobre as atividades do Planetário de Santa Cruz. Há quase trinta dias funcionários se limitam a dizer que a assessoria de imprensa está ocupada, que vai retornar às ligações, ou ainda, está  em atividade externa.

O Planetário de Santa Cruz, administrado pela Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, localizado nas dependências da Cidade das Crianças Leonel de Moura Brizola, na Rodovia Rio-Santos km1 -Santa Cruz, inaugurado em 2008, com um dos sistemas de projeção digital mais moderno da América Latina, primeiro planetário digital público instalado no Brasil, não é utilizado em sua plenitude pela população de Santa Cruz e adjacências, que pouco sabe sobre o espaço, que carece de programação frequente, divulgação e facilidade de acesso. Até hoje, só uma pequena parte dos alunos da rede pública municipal conheceu o espaço, mesmo assim, como formadora de plateia.

Passada a euforia da inauguração, o sistema passou a funcionar como todo equipamento cultural existente na Zona Oeste, com instalações precárias e exercício irregular das atividades fins. Nesse caso específico é fácil comprovar, basta comparar a programação do Planetário da Gávea com o que acontece aqui, que ficará clara a falta de atenção com a região.

A população da Zona Oeste, em particular a de Santa Cruz, espera que o presidente Gledson Vinícius da Silveira Machado, que recentemente anunciou Programa Luneta na Laje, que após a Pandemia levará telescópios e astrônomos da instituição às comunidades para apresentações ao vivo; o Projeto Mulher Cidadã que reserva uma sala no Planetário da Gávea para promover a inclusão feminina na ciência, na tecnologia e na Inovação, a partir da oferta de oficinas e cursos sobre os temas; o projeto Mais Astronomia, uma série com 24 vídeos curtos pensados para o público idoso em parceria com o Planetário da Gávea e as futuras visitas guiadas ao Museu do Universo, à Nave Escola e à sessão de cúpula, entre outras iniciativas que estão sendo desenvolvidas, se lembre que Santa Cruz é parte integrante da cidade e também tem direito à cultura, e que o Planetário de Santa Cruz está abandonado.

 

 

 

 

Postado em _Slider, Cultura, Noticias