Prefeito inspeciona obras de canalização do Rio Capoeira, em Guaratiba

O prefeito Marcelo Crivella inspecionou, nesta quinta-feira (09/08), as obras de canalização do Rio Capoeira, em Guaratiba, Zona Oeste da cidade, que vão resolver um problema crônico da região: as enchentes. A nova calha de concreto, com 3,1 mil metros, cujos trabalhos estão 80% concluídos, vai evitar transbordamentos. Será feito ainda o ordenamento do leito do rio. Para tanto, foram removidas 220 casas construídas irregularmente nas margens do rio. As áreas de risco, antes invadidas, serão arborizadas para evitar que as pessoas voltem a construir nesses locais, e o plantio das mudas já começou. O investimento na obra é de R$ 41 milhões.

“A calha é suficiente para suportar as chuvas de verão. Com isso, vamos evitar que as águas das enchentes invadam as casas das pessoas. Isso era um desalento, uma tragédia. Havia mais de 200 famílias morando em cima do valão. Corriam risco. Essas famílias estão sendo retiradas e encaminhadas para o Minha Casa Minha Vida”, disse o prefeito.

A previsão é que a obra do Rio Capoeira, que desagua na Baía de Sepetiba, seja entregue em dezembro. O projeto, iniciado em 2014, abrange cinco grandes obras de urbanização na região orçadas, no total, em R$ 149 milhões.

“A obra irá beneficiar esta e as próximas gerações de moradores da região, que terão esse problema de conviver com enchentes minimizado”, comentou o presidente da Rio Águas, Cláudio Dutra.

A entrega da obra é esperada com ansiedade pela moradora Tânia Farias, 66 anos, 30 em Guaratiba. Vizinha do Rio Capoeira, ela diz ter perdido a conta da quantidade de enchentes que já enfrentou:

“Estou com muita esperança de que as coisas de fato melhorem para nós. Eu e meus vizinhos já sofremos muito com enchentes. Essa obra é um alento para a gente”.

Postado em _Destaque, Obras