Prefeito inaugura, na Zona Oeste, quatro novas Escolas do Amanhã

Seguindo com o programa Prefeitura Itinerante na Zona Oeste, o prefeito Eduardo Paes entregou, nesta quinta-feira (03/03), mais quatro escolas construídas pelo programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola. As unidades vão beneficiar 2.360 estudantes. Ao todo, 12 Escolas do Amanhã serão inauguradas esta semana na região. Ontem, três unidades foram entregues em Santíssimo e Campo Grande.

Em Cosmos, a Prefeitura do Rio entregou nesta quinta-feira os Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) Professora Marly Marinho e Compositor Ataulfo Alves; a Escola Municipal Primário Atenas, em Inhoiaíba;  e a Escola Municipal Ginásio Professor Ari Marques Pontes, em Guaratiba.

– É muito bom vir na Zona Oeste porque é uma das regiões da cidade onde a prefeitura mais investe em infraestrutura,  escolas e clínicas da família.  A nossa aposta em educação é muito grande, porque ela transforma a vida das pessoas. A escola ajuda a construir o futuro dessa molecada – disse o prefeito.

Uma das metas estratégicas da Prefeitura do Rio é ter, até o fim de 2016, 35% dos alunos da rede municipal estudando em tempo integral, em turno de sete horas. Entre as medidas adotadas para alcançar a meta está o programa Fábrica de Escolas do Amanhã. Até dezembro, serão entregues 119 unidades escolares, sendo 110 pelo Fábrica de Escolas do Amanhã. Desde 2009, já foram implantadas outras 186 novas unidades de educação. Ao longo dos oitos anos, terão sido construídas mais de 300 unidades de ensino.

A secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, elogiou o envolvimento dos professores na construção de um futuro melhor para os alunos:

– Nossos professores são muito comprometidos. Com mais tempo nas disciplinas, tenho certeza de que os alunos da rede terão muito sucesso. Hoje, as mães podem ficar tranquilas em deixar seus filhos nas nossas escolas, que são maravilhosas.

As fábricas estão instaladas em pontos estratégicos das zonas Norte e Oeste, na Ilha do Governador, Vargem Grande, Bangu e Sepetiba. Além de Campo Grande, Cosmos, Santíssimo, Inhoaíba e Sepetiba, entre os bairros beneficiados pelas fábricas, estão Maré, Madureira, Manguinhos, Maria da Graça, Pavuna, Realengo, Santa Cruz, Jacarepaguá e Nova Sepetiba.

O secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, acredita que as escolas em tempo integral ajudarão os alunos a traçarem um caminho melhor:

– O ensino integral está de volta ao Rio de Janeiro para preparar as crianças e os adolescentes da rede a terem um futuro melhor. Essas escolas em tempo integral, com mais aulas diárias, só têm a acrescentar na vida dos alunos.

Coordenado e executado pela Riourbe, órgão da Secretaria Municipal de Obras, o programa segue alguns preceitos como segurança, sustentabilidade, economia e a utilização de materiais sustentáveis. Todos os ambientes das escolas têm tratamento acústico para garantir o conforto dos alunos e do corpo docente.

escola do amana baba

Para a babá Luciana Paulina, 34 anos, o novo modelo de escola ajudará a diminuir o tempo ocioso da filha e a estimular o estudo nos adolescentes:

– Mais tempo estudando significa menos tempo nas redes sociais. Sem dúvida, com mais horas na escola, os alunos serão estimulados com os estudos a gostarem mesmo de estudar e entenderem que a educação só acrescenta. Simplesmente fantástica essa iniciativa – apontou a mãe de Mariana, 12 anos, que também se disse boquiaberta com a nova escola:

– Nossa, é muito linda! Nunca imaginei estudar em uma escola assim, com uma quadra enorme e coberta. Estudar em turno integral vai me ajudar a agregar valores.

Desde 2009, a Prefeitura do Rio inaugurou ou reformou na 9ª e 10ª Coordenadorias Regionais de Educação, que administram as áreas que receberão as novas unidades, 32 Espaços de Desenvolvimento Infantil e sete escolas. Até o fim de 2016, a expectativa é que essa região receba 64 novas unidades escolares. O Fábrica de Escolas do Amanhã homenageia o ex-governador Leonel Brizola que, de 1983 a 1987 e entre 1991 e 1994, construiu 515 Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) em todo o estado, 101 dos quais estão atualmente sob a administração do município.

escola  amanha

Acompanhada da filha Camila, 10 anos, a dona de casa Carla Maria Batista, 37, estava otimista com o ingresso dos dois filhos na nova escola de Guaratiba:

– Quero que meus filhos sejam bem encaminhados e sei que aqui eles vão encontrar chances para isso.  Espero que hoje, com a abertura da escola, as portas também se abram para a vida dos meus filhos e dos alunos que estudarão aqui.

 

Postado em _Slider, Educação