Plano Verão: simulado contra alagamentos no Jardim Maravilha

A Prefeitura do Rio realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 22, exercício simulado de desocupação em áreas vulneráveis a alagamentos para a comunidade do Jardim Maravilha, em Guaratiba, na Zona Oeste. A ação integra a estratégia de mobilização preventiva do Plano Verão da área, onde parte da localidade encontra-se na mancha de inundação do Rio Cabuçu-Piraquê – ou seja, na região a ser atingida em caso de elevação do nível do rio.

Coordenado pela Subsecretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o simulado foi realizado obedecendo as regras de enfrentamento à Covid-19 e contou com a mobilização da rede comunitária formada por voluntários e moradores da região, além da participação de equipes de diversos órgãos municipais.

“O simulado traz este grande objetivo: a articulação entre os órgãos de governo e a comunidade. Como aqui é uma área de inundação, precisamos ter procedimentos para que os moradores não fiquem expostos ao risco. Estabelecemos cinco Pontos de Apoio para onde as famílias devem se dirigir caso haja um aumento do nível da água. Nesses pontos, elas são acolhidas e têm atendimento da Defesa Civil e da Assistência Social ficando protegidas até que o volume de água baixe e possibilite o retorno às suas casas com segurança”, explica o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Djalma Souza Filho.

Os agentes da Prefeitura percorreram diversos pontos da localidade orientando moradores e reunindo grupos nos Pontos de Apoio (POs), onde eram fornecidas orientações de como proceder em caso de chuvas fortes, principalmente, no Verão. Entre elas, na iminência de alagamentos, buscar abrigo temporário fora da zona de risco, seja em casa de parentes ou em um dos cinco POs previamente levantados pela Defesa Civil.

O simulado teve a participação de equipes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos; da Rio Águas; Comlurb; das subsecretarias de Relações Institucionais e Esporte e Lazer e da Guarda Municipal – que atuou com 20 agentes para bloqueio de vias e desvios de tráfego e auxílio de pedestres, além de equipe especializada em resgate do Grupamento de Operações Especiais (GOE).

“A função da Guarda Municipal neste exercício é criar protocolos de atuação para que agentes e população saibam o que fazer em caso de alagamentos. Atuamos ainda com avisos e carros de som que estão e vão percorrer toda a comunidade passando orientações e informações úteis. O objetivo é salvar vidas”, informou o subinspetor Isnailde Mendes de Souza, responsável pela 14ª Inspetoria da GM-Rio.

Dicas da Defesa Civil, em caso de alagamento, para antes do morador sair de sua casa e se dirigir ao Ponto de Apoio:

1°) Fechar a válvula do botijão de gás;

2°) Pegar os seus documentos de identificação e remédios necessários;

3°) Desligar o disjuntor da energia elétrica da casa; assim como de outros equipamentos.

4°) Deslocar-se, com CALMA, para o lugar seguro mais próximo de sua casa;

5°) Após chegar ao Ponto de Apoio, o morador será cadastrado e aguardará a orientação da Defesa Civil para retornar à sua casa.

Postado em _Slider, Meio Ambiente