Pintura em barrigas de gestantes no Hospital Rocha Faria aumenta vínculo entre mamães e bebês

Pintura gestacional é técnica que relaxa as grávidas e as deixa mais próximas de seus bebês.
Um método inovador, com uma pitada de arte e muita criatividade, tem encantado as futuras mamães atendidas no Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande, na Zona Oeste. Com a pintura gestacional, as barrigas das grávidas ganham desenhos e cores que tornam o momento da expectativa pelo nascimento do bebê ainda mais especial. A novidade não dá só beleza ao processo. É uma ferramenta de humanização do atendimento. Ajuda, segundo especialistas, a aumentar o vínculo entre mãe e criança e a relaxar a gestante, que muitas vezes sofre com o estresse e os incômodos normais à sua condição.
Luciene Diniz, grávida de oito meses, conta que a família ficou impressionada com a ação realizada no hospital. Ela se sentiu especial, com a barriga desenhada.
– Foi mágico ver o desenho da Allycia no meu ventre. Parece que ela também gostou, ficou animada dentro da barriga – comenta, rindo.

A animação de Allycia se manifestou em forma de muitas mexidas na barriga de Luciene, durante a pintura. Sônia Regina Gonçalves, residente de enfermagem obstétrica e uma das responsáveis por fazer os desenhos, diz que é comum os bebês reagirem ao carinho que recebem.

– O momento da pintura é especial, criamos um ambiente relaxante, com música ao fundo e muita conversa. Os bebês nos escutam e também participam. Eles respondem às sensações com muito movimento. Já teve bebê que se mexia tanto que borrou toda a pintura – brinca a enfermeira.

“Ultrassonografia” na própria barriga
Assim como ocorreu com Luciene e Allycia, a maioria das gestantes prefere que a pintura seja do bebê na exata posição em que ele se encontra na barriga. Em dois meses de utilização da técnica, cerca de 30 grávidas fizeram essa opção pela “ultrassonografia colorida”. Sônia explica que, pelo desenho, as mães conseguem “visualizar” e compreender como está a criança dentro do útero e onde estão membros e órgãos. Segundo ela, isso potencializa a conexão entre eles.
– A dinâmica envolve os pais e os familiares desde a escolha do desenho, a cor das tintas e até a pintura. O objetivo é criar vínculo. Com esse envolvimento, é possível ver a felicidade tomar conta de todos – ressalta.

Tintas são atóxicas

Cristina Vivas, coordenadora de enfermagem da maternidade do Rocha Faria, explica que a pintura pode ser feita em qualquer período da gravidez. Para fazê-la, as enfermeiras utilizam lápis e tintas atóxicas e específicas para uso na pele. Isso evita reações alérgicas. Antes da aplicação, é realizado um teste, com todo cuidado.
– Priorizamos um atendimento humanizado, cujo objetivo é fazer com que essas gestantes se sintam seguras e relaxadas. Integrar mais essa ação na nossa maternidade é, sem dúvida, uma felicidade pra todos nós – comenta Cristina.

Postado em _Slider, Saúde