Parque Radical de Deodoro já é do povo

O prefeito Eduardo Paes e o ministro do esporte George Hilton abriram na quarta-feira (23/12) à população o Parque Radical, no Complexo Esportivo de Deodoro, Zona Norte do Rio. Uma das principais áreas de competição olímpicas, o parque abriga o Circuito de Canoagem Slalom e as pistas de BMX e Mountain Bike. Neste verão, a parte aquática das instalações vai ser aberta ao público, antecipando o legado dos Jogos e beneficiando cerca de 1,5 milhão de pessoas, em especial moradores dos bairros Anchieta, Campo dos Afonsos, Deodoro, Guadalupe, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Parque Anchieta, Realengo, Ricardo de Albuquerque e Vila Militar, e dos municípios vizinhos Nilópolis, Nova Iguaçu e Mesquita.

– Permitir que a população faça uso do parque antes dos Jogos é muito bom, o carioca poderá aproveitar o verão aqui, com uma estrutura completa de lazer, com cadeiras, coberturas, área de alimentação, entre outros benefícios. É como se fosse uma praia para uma região da cidade que estava muito abandonada. Trata-se de uma utilização mais do que adequada do legado dos Jogos, a maior prova do quanto as Olimpíadas ainda trarão coisas boas para a cidade – disse Paes, apoiado pelo ministro, que exaltou a beleza do lugar:

–  É um espaço maravilhoso que não será utilizado somente por atletas. Abrirá suas portas para os moradores de uma região que há muito ansiava por um lugar como esse.

Pque radical de deodoro

Até o dia 1º de março, aniversário de 451 anos do Rio de Janeiro, o parque funcionará de quarta-feira a domingo, das 8h às 18h, fechando às segundas e terças-feiras para manutenção. No Natal  o parque ficou fechado. Após o dia 1º, ele volta a ser uma instalação olímpica e será entregue ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Neste período de uso pela população, o local será administrado pela Rio Eventos, com o apoio do Corpo de Bombeiros e do Conselho Tutelar, e contará com um lago artificial com três níveis de profundidade (1,95m, 1,20m, 0,45m), chuveiros, espreguiçadeiras, boias, ombrelones, além de tendas para venda de bebidas e lanches. Guarda-vidas estarão em toda a extensão do lago, inclusive dentro d’água. Haverá ainda oficinas de atividades aquáticas, com professores de educação física, monitores e animadores infantis.

O Parque Radical terá entrada gratuita e capacidade para receber até três mil pessoas por dia, com controle de acesso e segurança por roletas que vão ficar na entrada do parque. Carrinhos elétricos estarão à disposição para transportar gestantes, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Todos deverão portar documento de identidade e passar pelo posto de cadastramento, onde receberão uma pulseira que identificará maiores e menores de 18 e menores de 12 anos. Estes só poderão entrar acompanhados de seus responsáveis.

Após os Jogos de 2016, o parque vai oferecer opções de recreação, prática esportiva e equipamentos sociais. Além do circuito de canoagem slalom que será novamente aberto para o uso comunitário como um parque aquático, a pista olímpica de BMX permanecerá para uso da população. No terreno serão instalados uma Nave do Conhecimento e uma Clínica da Família; uma ciclovia, quadras poliesportivas, pista de skate, trilhas ecológicas, equipamentos de ginástica, quiosques, minipista de mountain bike, espaço para convivência com churrasqueiras e mirante que permitirá ampla visão do parque.

Moradora de Ricardo de Albuquerque há 32 anos, a dona de casa Lenir Machado, de 75, não escondia a emoção. Para ela, que estava acompanhada da vizinha Marluce Severo, 62 anos, a abertura do parque representa a realização de um velho sonho:

Pque radical Lenir machado

– Estar diante de um espaço tão lindo e bem equipado, sabendo que vou poder utilizá-lo, é algo maravilhoso que me deixa sem palavras. Eu e minha família esperamos por esse momento por mais de 30 anos. Vivemos em uma região da cidade onde faz calor praticamente o ano inteiro. Esse lago foi muito bem-vindo e espero poder vir todos os dias para dar os meus mergulhos e me refrescar.

Com 500 mil metros quadrados, o Parque Radical será a segunda maior área de lazer da cidade, atrás apenas do Parque do Flamengo. Assim, beneficiará uma região com grande concentração de população jovem e poucas opções de lazer e para a prática de esportes.

Pque rsdical talita

– Até a construção do Parque Radical, não tínhamos nada aqui. E agora posso contar a todos o quanto estou orgulhosa por frequentar uma das maiores áreas de lazer do Rio de Janeiro. Não vejo a hora de poder trazer os meus amigos ao parque. Ficou tão lindo que, a partir de agora, a Zona Sul será coisa do passado. O maior point da cidade será em Deodoro – afirmou Talita Lopes, 22 anos, que mora a poucos metros do Complexo Esportivo

COMPLEXO ESPORTIVO DE DEODORO

Nos Jogos Rio 2016, o Complexo Esportivo de Deodoro será sede de 11 modalidades olímpicas (hipismo – saltos, hipismo – adestramento, concurso completo de equitação, BMX, mountain bike, pentatlo moderno, tiro esportivo, canoagem slalom, hóquei sobre grama, rúgbi e basquete) e quatro paralímpicas (tiro esportivo, hipismo, esgrima e futebol de 7).

Como recebeu os Jogos Pan-Americanos de 2007 e os Jogos Mundiais Militares de 2011, o complexo já tinha 60% das áreas de competição permanentes construídas – o Centro Nacional de Tiro, a piscina do pentatlo moderno, o Centro Nacional de Hipismo e o Centro de Hóquei Sobre Grama precisavam apenas de adaptações.

Com o projeto olímpico, o local ganhou três instalações permanentes: a Arena da Juventude (que está com 75% de execução), a Pista de BMX e o Circuito de Canoagem Slalom (ambos 100% prontos e já testados). A Pista de Mountain Bike (já entregue e testada) e o Estádio de Deodoro (rúgbi, hipismo do pentatlo moderno e combinado do pentatlo moderno) serão provisórios.

As obras são executadas pela Prefeitura do Rio com recursos do Ministério do Esporte. A prefeitura assumiu a responsabilidade pelos projetos e obras do Complexo Esportivo de Deodoro em novembro de 2013 e, desde então, começou a trabalhar para ajustar o cronograma da instalação à entrega para os Jogos de 2016.

SERVIÇO PARQUE RADICAL

Endereço: Rua Tenente Serafim, esquina com a Avenida Marechal Alencastro – Deodoro

Funcionamento: De quarta-feira a domingo, das 8h às 18h

ENTRADA GRATUITA – Menores de 12 anos apenas acompanhado de seus responsáveis. Todos deverão portar documentos de identificação.

 

Postado em _Slider, Amadores