Parque Radical de Deodoro fechou e vai se preparar para as Olimpíadas

Desde a quarta-feira (02/03), o Parque Radical de Deodoro está fechado ao público, devido à preparação do espaço para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Entregue à população em dezembro do ano passado, o parque fica no Complexo Esportivo de Deodoro, e vai receber três competições olímpicas: canoagem slalom, ciclismo BMX e mountain bike, o que torna o fechamento necessário para a finalização das obras e instalação das arquibancadas e alojamentos.

O Parque Radical recebeu mais de 150 mil pessoas desde que abriu as portas em 23 de dezembro, com média de 2,9 mil frequentadores de quarta a sexta-feira e 5 mil nos fins de semana. O lago artificial de 13 mil metros quadrados fez tanto sucesso que ganhou um apelido carinhoso dos moradores da região: Piscinão de Deodoro.

O concurso Garota do Parque Radical marcou o último fim de semana de funcionamento do espaço, atraindo mais de 10 mil visitantes. Organizado pela Dimensione com apoio da RioEventos e do Jornal Extra, o concurso contou com 23 finalistas. Carioca de Deodoro, a estudante Vitória Miranda Ferraz, 20 anos, superou as concorrentes e vibrou com a conquista do título de primeira musa do Parque Radical:

— Meus amigos insistiram para eu me inscrever. Na hora de desfilar fiquei muito nervosa, mas ganhar é muito bom. Fiquei muito feliz. O ambiente deste lugar é excelente, o pessoal atencioso e a entrada gratuita. Quando reabrir, com certeza vou voltar.
A partir de outubro o espaço deverá reabrir ao público com campos de futebol e quadra polivalentes. O projeto prevê áreas de convivência, academia de terceira idade, pista de caminhada, clínica da família e nave do conhecimento. A pista de BMX vai ganhar novas rampas para facilitar a prática dos esportes.

— A intenção é criar novas opções de recreação. O sucesso dessa iniciativa mostra o quanto essa região da cidade precisava de uma área de lazer de qualidade. O Rio ganhou um espaço de competição para três modalidades esportivas, e os moradores receberam um presente histórico — disse o administrador do parque, Luiz Vieira.

As regras de convivência vão permanecer após as Olimpíadas. Neste verão, para combater o mau comportamento de quem insistia em jogar lixo no chão e comer na água, uma dupla de animadores entrava em ação, ensinando as pessoas sobre a importância de preservar a área de lazer. Para ajudar na manutenção do local, o serviço de alto-falante recomendava que as pessoas não entrassem no lago artificial com alimentos e bebidas. O alerta dizia que os objetos poderiam ser sugados pelo filtro e impedir a circulação de água.

Para garantir o bem-estar e evitar surpresas, a administração manterá os 16 salva-vidas em atividade.  Quatro banheiros, quatro vestiários e guarda-volumes compõem a infraestrutura do Parque Radical de Deodoro, que tem 20 chuveiros e 20 bebedouros disponíveis. É permitido levar alimentos e bebidas, mergulhar de short ou bermuda e armar o próprio guarda-sol.  As normas de funcionamento impedem o uso de bebidas em recipiente de vidro, de material cortante (faca, garfo e etc), comer ou beber dentro d’água, fumar dentro d’água, jogar bola na piscina, brincar de trenzinho ou praticar saltos na piscina e montar churrasqueira.

Uma série de eventos paralelos marcou o verão. O parque sediou treinos de competidores da maratona aquática, houve aulas de natação para crianças com pranchas feitas a partir de pets, festival de pipas e encontro de ciclistas de caminhada. Segundo maior parque da cidade — atrás apenas do Aterro do Flamengo — o Parque Radical de Deodoro atende aos moradores de Ricardo de Albuquerque, Deodoro e Magalhães Bastos.

Complexo Esportivo de Deodoro

Deodoro será palco das competições de hipismo, ciclismo mountain bike, ciclismo BMX, pentatlo moderno, tiro esportivo, canoagem slalom, hóquei sobre grama, rúgbi e basquete nos Jogos Olímpicos; e de futebol de 7, tiro esportivo, hipismo e esgrima em cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos.

As instalações esportivas compreendem Arena da Juventude (competições basquetebol, pentatlo moderno (esgrima) e esgrima em cadeira de rodas); o Estádio de Deodoro (hipismo e combinado (tiro e corrida) do pentatlo moderno, e rúgbi); o Centro Nacional de Hipismo; o Centro Nacional de Tiro Esportivo; Centro Aquático do Pentatlo Moderno; e o Centro Nacional de Hóquei sobre a Grama.

 

Postado em _Destaque, Amadores